Giammarco Boscaro 380907

Oficina de Inovação e Criatividade com Associação Catarinense de Bibliotecários

Inovação e Criatividade são abordadas em oficina ministrada para a ACB

No último dia 18 de novembro de 2017, a Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Ciência da Informação e integrante do Grupo de Pesquisa Via Estação Conhecimento, Priscila Machado Borges Sena, ministrou a Oficina Inovação e Criatividade em Produtos e Serviços de Informação em uma ação conjunta com a Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB).

Registro da Oficina Inovação e Criatividade em Produtos e Serviços de Informação

Fonte: Priscila Machado Borges Sena (2017).

Com 4 horas de duração, a oficina Inovação e Criatividade em Produtos e Serviços de Informação teve o objetivo de promover o desenvolvimento de processos criativos dos participantes da área de Biblioteconomia, para que pudessem a partir da experiência vivenciada visualizar as possibilidades de aplicabilidade da temática. Besides that, visou refletir acerca da importância de cultivar a criatividade no âmbito profissional e pessoal.

A ideia de uma oficina com a abordagem sobre inovação e criatividade, segundo a ministrante, nasceu do anseio de levar para a prática a pesquisa que desenvolve relacionada às Fontes de Informação no Ecossistema de Startups de Florianópolis.

Como resultado três ideias criativas para inovação em produtos e/ou serviços já existentes, ou criação de um novo foram apresentadas. Uma para atrair professores para a utilização de uma biblioteca setorial em uma universidade. Outra para atrair estudantes para consultar os periódicos assinados por uma biblioteca especializada. E uma proposta de consultoria abordando boas práticas em bibliotecas escolares.

As participantes se mostraram satisfeitas por terem participado da oficina, pois segundo elas, sentiram-se renovadas e instigadas a confiarem mais em seus conhecimentos, e a falar mais sobre seus processos de trabalho que necessitam de inovação e criatividade presentes diariamente.

The following two tabs change content below.

Priscila Machado Borges Sena

Bibliotecária, bibliófila, apaixonada pela leitura, e por toda construção e desconstrução que o acesso e uso da informação e do conhecimento provocam nos seres humanos. Encantada pela docência e pela pesquisa. Engajada em movimentos associativos para o fortalecimento dos profissionais da informação. Mestre e Doutoranda em Ciência da Informação.

Latest posts by Priscila Machado Borges Sena (see all)