Hackathon TTN

Hackathon TTN: VIA na primeira etapa!

Aconteceu no dia 09 de novembro a abertura do Hackathon TTN Florianópolis

Com o objetivo de divulgar a rede TTN como um laboratório aberto de inovação, o Hackathon TTN conta com metodologia VIA e duração de duas semanas. On the 09 de novembro aconteceu no campus da Mauro Ramos do IFSC o primeiro dia do evento com ampla programação:

  • Formação das equipes;
  • Workshop Prototipação em IoT;
  • Palestras sobre como utilizar IoT para resolução de problemas reais;
  • Workshops de identificação de problemas e soluções, validação com personas, modelos de negócios e pitch.

Os participantes receberam as ferramentas do grupo VIA para identificar os problemas e refinar suas ideias de soluções com IoT.

A rede TTN

A rede The Things Network (TTN) visa permitir que os dispositivos de baixo consumo de energia usem gateways de longo alcance para conectar-se a uma rede descentralizada de código aberto para trocar dados com aplicativos. Em Florianópolis a rede busca realizar uma rede IoT aberta e descentralizada. Você pode conferir a página oficial da rede aqui.

Hackathon TTN

As equipes e soluções

Ao todo seis equipes foram formadas no Hackathon TTN. Confira os nomes das equipes e as soluções que pretendem desenvolver:

  1. MU Tech: monitor em tempo real de transformador de rede elétrica.
  2. ISA: sistema de localização em LoRa para pessoas, animais, encomendas, obejtos, etc.
  3. Winker: solução para reduzir a perda não técnica de energia.
  4. Agritech: central de monitoramento de cultivo para o pequeno agricultor.
  5. Nami: monitoramento remoto de áreas de preservação ambiental.
  6. Rockets 2.0: sensoriamento de vazamentos de água de prédios e condomínios.

 

As equipes continuarão a trabalhar até o dia 24 de novembro onde acontecerá os pitchs finais para a banca de jurados. Neste meio tempo os equipes contarão com duas rodadas de mentorias, on the 13 and 20, realizadas no LinkLab São José. Para acompanhar sobre a rede TTN Florianópolis e o Hackathon acesse o Instagram TTN Florianópolis and Grupo VIA, onde postaremos todas as atualizações.

The following two tabs change content below.

Rayse Kiane

Mestre e doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Sistemas de Informação pela mesma instituição . Realiza pesquisas interdisciplinares sobre: innovation in education, mídia e conhecimento, compartilhamento de conhecimento por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), open science e usabilidade de software.