Floripa

Florianópolis como cidade inteligente

O Ranking do Connected Smart Cities apontou, em 2016, Florianópolis como a sétima cidade com mais características inerentes ao conceito de cidades inteligentes, levando em consideração temas de Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo e Governança.

Mas porque Florianópolis é considerada uma Smart City?

O estudo apontou o potencial de Floripa nas áreas de Tecnologia e Inovação, Saúde, Educação, Empreendedorismo e Governança, tendo recebido ainda reconhecimento pelos esforços pelo desenvolvimento da mobilidade urbana, que é um dos principais desafios da cidade atualmente.23

As Melhores Incubadoras do Brasil

Em 2016, o MIDI Tecnológico, incubadora gerida pela Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (ACATE) em Florianópolis, recebeu o prêmio de Melhor Incubadora de Empresas orientada para o desenvolvimento local e setorial. O reconhecimento foi concedido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC) pelo desempenho exitoso da incubadora, detentora de um índice de sobrevivência de empresas graduadas superior a media nacional.

No mesmo evento, a Incubadora Celta, mantida pela Fundação CERTI no Parque Tecnológico Alfa, também em Florianópolis, foi reconhecida como a Melhor Incubadora de Empresas Orientada para Geração e uso Intensivo de Tecnologias. As duas Incubadoras reforçam o desempenho de Florianópolis no fomento ao empreendedorismo, a criação e distribuição de conhecimento e tecnologia, colocando a cidade em posição de destaque nacional.

O maior Índice de Desenvolvimento Humano das capitais brasileiras

O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, responsável por adaptar a metodologia do IDH Global para aplicação em todos os municípios brasileiros (IDHM) colocou Florianópolis como a capital com o maior desenvolvimento humano do país, ocupando a terceira posição no ranking de todos os mais de cinco mil municípios. Numa escala de 0 a 1, Florianópolis obteve pontuação 0,847, classificada como de Desenvolvimento Humano Muito Alto.

A metodologia para apuração do índice envolve as mesmas variáveis do IDH Global, como longevidade, educação e renda, adequando-as ao contexto brasileiro e a disponibilidade de indicadores nacionais. O ranking que destaca Florianópolis foi elaborado com base nos dados apurados pelo Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Rede de Monitoramento Cidadão

Dentro do conceito de Cidades Inteligentes encontramos por finalidade a elevação da qualidade de vida da população. Visando isso, o projeto Rede de Monitoramento Cidadão, iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da CAIXA e da Baobá – Práticas Sustentáveis está sendo implantado em Florianópolis.

Buscando envolver representantes do setor produtivo, da academia, poder público e meios de comunicação, seu objetivo é constituir uma rede de controle social sobre as iniciativas do poder público para o desenvolvimento sustentável de Florianópolis.

Rede Global de Empreendedorismo – Florianópolis

No ano de 2016 a VIA Estação Conhecimento trouxe para Floripa a representação da RGE. A Rede Global do Empreendedorismo (RGE) é um conjunto de programas e iniciativas destinadas a empoderar o ecossistema empreendedor global através da conexão entre atores e organizações que sejam detentoras do conhecimento e fomentem o empreendedorismo! Aqui no Brasil, ele é coordenada pela Endeavor, junto com diversos parceiros como a Anprotec, Santander, Sebrae, entre outros. Tem como objetivo criar um ambiente próspero para novos negócios, conectar líderes engajados e mobilizar a sociedade e tomadores de decisão com objetivo de impulsionar a transformação!

O Comitê Local de Florianópolis da RGE consiste em um grupo de diferentes atores e agentes do ecossistema empreendedor que trabalham em conjunto pela causa de modo que possa fomentar ecossistema em que as pessoas se sintam convidadas a empreender e transformar suas cidades por meio da força do empreendedorismo.

O ecossistema de inovação de Florianópolis

A VIA Estação Conhecimento lançou na Semana Global do Empreendedorismo, realizada de 14 a 20 de novembro de 2016, o mapeamento online do Ecossistema de Inovação de Florianópolis, reunindo agentes que atuam em desafios ligados à execução da inovação e do empreendedorismo.

O mapa é aberto a colaboração dos atores do ecossistema e permite a visibilidade dos mesmos. O mapeamento facilita o conhecimento dos atores e possibilita que ações efetivas em torno do ecossistema sejam tomadas a partir do conhecimento da realidade existente.

Para acessar o mapa –> aqui <–

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.

Últimas publicaciones de VIA Knowledge Station ($see all)