Daria Nepriakhina 474558

Como aproveitar os “Knowledge shortcuts” da VIA

Atalhos do conhecimento: da Estação VIA para todos

Se você conhece o trabalho de nosso grupo de pesquisa, sabe que utilizamos intensamente as mídias disponíveis para disseminar conhecimento. Especialmente o conhecimento criado ou adquirido pelos nossos pesquisadores e parceiros, os quais abrangem, inevitavelmente, os innovation habitats. Foi pensando nisso que criamos os “atalhos do conhecimento” em nosso site.

Os “atalhos do conhecimento” tornam acessível a qualquer interessado: estudante, profissional, parceiro e cidadão, o conhecimento produzido pelo #teamVIA. Porém, em meio a todo conteúdo apresentado, pode ser um desafio selecionar o tipo de publicação mais adequado ao seu objetivo de estudo. Veja abaixo as opções:

Uma breve explicação sobre as abas dos “atalhos do conhecimento”

Se você acessou essa aba em nosso site, já sabemos que está interessado em habitats de inovação 🙂 Entretanto, é a motivação para o acesso que irá definir qual o tipo de conteúdo mais adequado: se um conteúdo com maior profundidade acadêmica e científica, como os artigos e capítulos, ou se um conteúdo mais sintético e mercadológico, como a revista e alguns ebooks de alinhamento conceitual.

Articles, capítulos ou livros e publicações em congressos:

Textos que apresentam os resultados de uma pesquisa conduzida com o método científico para responder um determinado problema e que, de alguma forma, foram aceitos ou validados pela comunidade acadêmica.

  • Na aba artigos, uma boa dica é o trabalho Integração inovadora entre empresas incubadas e universidades para geração contínua de vantagens competitivas em ambientes dinâmicos, desenvolvido pelo prof. Rogerio Lacerda e outros pesquisadores com o objetivo de entender problemas gerenciais de empresas incubadas na incubadora MIDI Tecnológico e propõe modelos de decisão para os empresários a partir de seus valores e preferências.
  • Em capítulos de livros está o trabalho da profa. Clarissa Stefani e outros pesquisadores sobre o Ecossistema de Inovação na Educação de Santa Catarina, o qual apresenta um panorama do Estado com vistas a seus atores do ecossistema de inovação na educação.
  • Já em publicações em congressos há o trabalho entitled Creative class: how and why to attract it to the city?, desenvolvido e apresentado pela doutoranda Ágatha Depiné no V International Congress Creative Cities, em Portugal.

Agora, caso busque uma visão geral sobre habitats de inovação, uma excelente opção é nosso livro Innovation habitats: concept and practice, o qual apresenta em cada capítulo o alinhamento conceitual das diferentes tipologias estudadas na VIA. E, ainda nas publicações científicas, temos também:

Dissertations:

São pesquisas acadêmicas desenvolvidas para obtenção do título de mestre e que, não precisam abordar temas ou métodos inéditos, mas ter em seu desenvolvimento o rigor de um trabalho científico.

Nessa aba, confira o trabalho desenvolvido por Tatiana Schreiner sobre Os processos de liderança na implantação de um centro de inovação a partir da perspectiva construcionista, a qual permitiu sugerir que o processo de liderança será fortalecido à medida que o grupo conseguir revisitar e ajustar a visão compartilhada, desenvolver instrumentos de apoio à coordenação dos trabalhos e compreender as necessidades de cada instituição envolvida.

Agora, passando a uma leitura mais leve e sintética 😉

VIA magazine:

É uma publicação institucional online com intuito de disseminar com concisão, reference and credibility the information and knowledge that can contribute to the development of existing innovative ecosystems.

Esperamos ter ajudado. E aí, qual conteúdo da VIA você mais gosta?

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.