Iot

Afinal, o que é IoT?

Entenda o conceito de IoT e quais suas funções

IoT em inglês significa Internet of Things, traduzindo para o português chamamos de Internet das Coisas. Este conceito está cada vez mais popular, presente em notícias, cursos, em eletrodomésticos, e até no Hackathon organizado pela VIA. Mas o que é Internet das Coisas? É um conceito que não apenas tem o potencial de impactar como vivemos, mas também como trabalhamos e estudamos.

A popularização e barateamento da internet de banda larga nas últimas décadas possibilitou a criação de mais dispositivos com recursos de conexão Wi-Fi (conexão sem fio). Também possibilitou que mais sensores fossem incorporados a eles, os custos destas tecnologias estão diminuindo e a alta utilização de Smartfones já é uma realidade. Tudo isto está gerando o cenário perfeito para a IoT.

Desta forma, o conceito é conectar basicamente qualquer dispositivo à internet , e/ou entre si. Isto não apenas inclui telefones celulares, cafeteiras, máquinas de lavar, fones de ouvido, lâmpadas, mas quase tudo o que se possa imaginar. Como também se aplica a componentes de máquinas, por exemplo, como motores de carros e aviões até brocas de plataforma de petróleo. IoT é uma rede gigante de “coisas” conectadas (que também inclui pessoas), formando um relacionamento entre pessoas-pessoas, pessoas-coisas e coisas-coisas.

Quais os impactos da IoT

Quando algo está conectado à internet, isso significa que ele pode enviar e/ou receber informações. Essa capacidade torna as coisas “inteligentes”. Para ser inteligente, uma coisa não precisa ter uma grande capacidade de armazenamento ou um processador potente. O que precisa é conectar-se a outros dispositivos que possuem esta capacidade. Thus, em termos de IoT as coisas podem realizar estas uma destas tarefas:

  • Coletar informações e as enviar,
  • Receber informações e depois agir sobre elas,
  • Ou ambas.

IoT fornece às empresas e às pessoas uma melhor compreensão e controle sobre os objetos e o ambientes. E, ao fazer isso, a IoT permite que as empresas e as pessoas estejam mais conectadas ao mundo ao seu redor. Thus, podendo ser mais eficientes e tomar decisões baseadas em dados em tempo real. A utilização da IoT promete uma maneira de reduzir desperdícios, custos e inconvenientes. Em futuro próximo a proliferação de dispositivos conectados abrirá novas oportunidades para start-ups e negócios e pode expandir o ecossistema em torno desta área. O maior apelo dessa tendência tecnológica é gerar ambientalmente mais limpos, produtivos e uma melhor qualidade de vida.

Tem interesse em IoT? Quer saber mais? Conheça a The Things Network Florianópolis, uma comunidade que está construindo uma rede de IoT em Florianópolis.

The following two tabs change content below.

Rayse Kiane

Mestre e doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Sistemas de Informação pela mesma instituição . Realiza pesquisas interdisciplinares sobre: innovation in education, mídia e conhecimento, compartilhamento de conhecimento por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), open science e usabilidade de software.