Volta ao Mundo com os Distritos Criativos: Soho Design District, New York, EUA
Olá leitores do VIA. Retornando com nossa série de publicações quinzenais “VOLTA AO MUNDO COM OS DISTRITOS CRIATIVOS”. Neste post, continuamos nossa viagem por New York nos Estados Unidos da América e conheceremos o Soho Design District. Lembrando que para aprofundar o conceito por trás dos distritos criativos, clica aqui.
Soho Design District, New York, EUA
OBS: O texto abaixo foi extraído na íntegra do ebook VOLTA AO MUNDO POR MEIO DOS DISTRITOS CRIATIVOS , este pode ser lido acessado no site do grupo VIA .
Desde o século XX, a região do distrito havia sido o local de lofts de muitos artistas e galerias de arte e também ficou conhecido por sua variedade de lojas, que iam desde boutiques de luxo da moda até lojas de redes nacionais e internacionais (Barker, 2017). Porém, somente em 2014, tornou-se um distrito criativo como hoje é conhecido. Segundo Barker (2017), as marcas estavam no local há muitos anos, porém, não possuíam uma rede que as conectasse umas às outras, assim, uma reunião informacional foi realizada para, inicialmente, discutir questões imobiliárias entre as empresas ali alocadas. A notícia se espalhou e outras empresas, mesmo sem preocupações de aluguel, compareceram.
Assim, percebeu-se a importância de abrir o diálogo entre as empresas locais e tomou-se a decisão de seguir com os encontros, uma vez que todos estavam comercializando para as mesmas pessoas, anunciando nos mesmos espaços, alcançando os mesmos clientes e hospedando eventos na mesma época do ano (Barker, 2017). Diante disso, as empresas passaram a compartilhar custos, esforços, iniciativas, ideias e planos e, com o tempo, novas empresas no SoHo passaram a participar das reuniões e se juntar ao grupo (Barker, 2017). Dessa forma, uma força foi sendo construída para alavancar o ambiente em um distrito criativo e trazer resultados compartilhados para os empreendedores locais.
À medida que o número de iniciativas e membros crescia, a gestão do distrito foi enriquecida com diferentes funções de apoio, para cobrir marketing, direção e outros aspectos de um grupo ativo e em desenvolvimento (Soho Design District, 2021). Desde então, mesmo que o Conselho de Membros do Distrito se altere com os anos, os valores do SoHo Design District permanecem inalterados, isto é, manter o SoHo como destino de design, compartilhar conhecimento e paixão pelo design e crescer em números para ser uma voz mais forte na paisagem de Nova York (SoHo Design District , 2021).
Para o futuro, ainda segundo Barker (2017), planeja-se que o Distrito se conecte mais com as escolas de design e os estudantes de Nova York, a partir de oportunidades de estágio e marketing de nível básico. Também pretende-se expandir os esforços, atividades e iniciativas realizadas para além do bairro SoHo, já que a maioria das marcas membros são empresas internacionais, e, assim, levar iniciativas para outros lugares de Nova York.
Interessado em conhecer outros distritos criativos? você pode encontrar muita mais lendo o ebook na íntegra, ou usando nosso mapa de distritos criativos. Aprofunde o conhecimento sobre distritos criativos, acompanhando nossa série de vídeos sobre o assunto, clicking here. Até nossa próxima parada nessa jornada.
Ótima leitura e continuem a nos acompanhar aqui no blog em nossas social networks!
Referências Bibliográficas
BARKER, T. Behind the curtain: How the SoHo Design District came to be. Business Of Home, 2017. Disponível em: https://businessofhome.com//articles/soho-designdistrict-adds-new-members. Acesso em: 06 de Out. de 2021.
SOHO DESIGN DISTRICT. About. Soho Design District, 2021. Disponível em: https:// sohodesigndistrict.org/about/. Acesso em: 06 de Out. de 2021
Danisson Luiz dos Santos Reis
Latest posts by Danisson Luiz dos Santos Reis$ (see allVIA - Knowledge Station
- Volta ao Mundo com os Distritos Criativos: San Francisco African American Arts and Cultural District, San Francisco, EUA - 4 de November de 2024
- Volta ao Mundo com os Distritos Criativos: Calle 24 Latino Cultural District, San Francisco, EUA - 17 de October de 2024
- Florianópolis é escolhida a capital mais criativa do Brasil. - 11 de October de 2024