VIA No Senac

VIA presente na criação de startups durante Semana Acadêmica da Faculdade Senac Palhoça

O #TeamVIA foi convidado a compor o time de palestrantes e mentores da Semana Acadêmica da Faculdade Senac Palhoça! Foram 4 dias intensos com palestras, mentoria de vários especialistas, pitchs e um desafio: criar uma Startup com um produto ou serviço que resolvesse problemas reais.

De 26 a 29/09, alunos, egressos, professores e comunidade local participam de atividades que compuseram metodologias de ideação, validação e consolidação de startups para abraçar o tema da semana acadêmica: Desenvolvimento de mindset empreendedor e inovador para o mundo corporativo.

Ao final, cada equipe realizou um pitch de 3 minutos para “vender” a solução final do resultado de trabalho que tiveram durante toda a semana. Sim, startups foram criadas apenas em uma semana! 🙂

Formando uma banca avaliadora de peso, estiveram como jurados no Senac: Guilherme Lisboa: Especialista de automação Bosch Portugal; Rafael Pina: Diretor de Tecnologia da Dígitro e Ruan Ferreira da Silva: Coordenador da Sala do Empreendedor, que avaliaram e premiaram as melhores ideias.

Como foi o evento?

Com o propósito de impactar acadêmicos do Senac ao comportamento empreendedor, cada dia da semana contou com convidados especiais que abordaram desde uma sensibilização sobre inovação e empreendedorismo e seus impactos no ecossistema, até o passo a passo de metodologias para criação e estruturação de startups.

Os participantes foram incentivados a pensar e focar em um problema ou demanda que a startup criada resolveria, para então partir para a materialização de uma solução através de um MVP e a melhor forma de apresentação final de suas empresas através de um pitch.

Várias equipes se formaram e colocaram a mão na massa para fazer acontecer, e o resultado final ficou assim:

O VIA acredita no potencial transformador das universidades empreendedoras, por isso é um prazer colaborar para o incentivo e intensificação de ações de empreendedorismo e inovação nos ambientes acadêmicos.

Leia mais:

Startups: alinhamento conceitual

O que as empresas podem aprender com as startups?

Quais os benefícios das universidades empreendedoras?

The following two tabs change content below.

Carlos Marcelo Faustino da Silva

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento, um dos primeiros pesquisadores nacionais a abordar ambidestria organizacional sob a perspectiva da inovação aberta. Contador pela UFMT, mentorava startups desde a graduação, por isso começou a atuar próximo a ambientes de inovação, já tendo fundado e administrado núcleos de incubação de empresas. Atualmente, segue mentorando startups e empresas de outras configurações, e estudando estratégias para melhorias de metodologias em ambientes de inovação.