Design Sem Nome

VIA recebe selo signatário 2023 do Movimento Nacional ODS Santa Catarina

No dia 04 de Abril a líder do Grupo VIA, Profª Drª Clarissa Stefani recebeu o Selo Signatário 2023 do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, reafirmando o compromisso do Grupo VIA Estação Conhecimento com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Selo Signatário 2023

Selo Signatário 2023

Movimento Nacional Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Santa Catarina

A Associação Movimento Nacional ODS Santa Catarina é um movimento social constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense por meio dos compromissos presentes na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Hoje o movimento conta com:

  • 1.400 signatários;
  • Em 103 municípios;
  • Articulados em 14 comitês;
  • Representados por Pessoas Físicas, Organizações de Classe, Organizações da Sociedade Civil, Instituições de Ensino, Empresas e Poder Público.

VIA, os ODS e a contribuição em 2022 para obtenção do Selo Signatário 2023

As atividades do grupo VIA Estação Conhecimento que em 2022 contribuíram de forma direta ou indireta para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável foram:

Selo Signatário 2023

ODS 4

META 4.7 Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global, e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

Ação desenvolvida 01: Foi trabalhado com 36 alunos de graduação os princípios e metas dos ODS para desenvolvimento de projetos dentro da metodologia Hack the UFSC, atividade esta que é realizada dentro da disciplina habitats de inovação ofertada semestralmente para alunos da UFSC;

Ação desenvolvida 02: Foi trabalhado com 12 alunos de pós-graduação os princípios e metas dos ODS para o desenvolvimento de projetos dentro da metodologia CICLO VIA, atividade esta que é realizada dentro da disciplina habitats de inovação ofertada anualmente no terceiro semestre para alunos de pós-graduação da UFSC;

Selo signatário 2023

ODS 8

META 8.3 Promover políticas orientadas para o desenvolvimento, que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros e meta.

META 8.9 Até 2030, conceber e implementar políticas para promover o turismo sustentável, que gera empregos, promove a cultura e os produtos locais.

Ação desenvolvida 01: Em parceria com o Sapiens Parque, foram captados 15 milhões de reais a fim de potencializar as ações e programas desenvolvidos no Norte de Florianópolis a fim de alavancar a geração de empreendimentos da nova economia de forma sustentável, e esses catapultem a geração de empregos e o fluxo de recursos na região.

Ação desenvolvida 02: Em parceria com a ACIF, foi desenvolvido o projeto distritos criativos e sustentáveis de Florianópolis que busca implementar 05 habitats de inovação urbanos, usando-os como molas propulsoras para a inovação, a criatividade, o empreendedorismo, a revitalização urbana e o patrimônio histórico-cultural nos bairros Centro, Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus, Ingleses, Lagoa da Conceição e Campeche, criando regiões vibrantes e atrativas para moradores, empreendedores, turistas e transeuntes. Os 05 novos distritos foram lançados oficialmente pela ACIF durante o evento FLORIPA CONECTA 2022.

Selo Signatário 2023

ODS 9

META 9.5 Fortalecer a pesquisa científica, melhorar as capacidades tecnológicas de setores industriais em todos os países, particularmente os países em desenvolvimento, inclusive, até 2030, incentivando a inovação e aumentando substancialmente o número de trabalhadores de pesquisa e desenvolvimento por milhão de pessoas e os gastos público e privado em pesquisa e desenvolvimento.

Ação desenvolvida 01: o grupo VIA conduz conduz pesquisas científicas aplicadas a fim de fortalecer os ecossistemas e habitats de inovação para que, desta forma, os territórios possam assegurar o desenvolvimento da indústria e dos setores inovadores, gerando emprego e renda de forma sustentável. Entre as pesquisas com afinidade com com este ponto, tem-se: orquestração de ecossistemas de inovação; implementação e orquestração de territórios criativos; implementação e operacionalização de living labs; implementação e operacionalização de centros de inovação; e ambidestria organizacional.

Selo Signatário 2023

ODS 11

META 11.4 Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo.

META 11.7 Até 2030, proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência.

Ação desenvolvida 01: Em parceria com a ACIF, foi desenvolvido o projeto distritos criativos e sustentáveis de Florianópolis que busca implementar 05 habitats de inovação urbanos, usando-os como molas propulsoras para a inovação, a criatividade, o empreendedorismo, a revitalização urbana e o patrimônio histórico-cultural nos bairros Centro, Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus, Ingleses, Lagoa da Conceição e Campeche, criando regiões vibrantes e atrativas para moradores, empreendedores, turistas e transeuntes. Os 05 novos distritos foram lançados oficialmente pela ACIF durante o evento FLORIPA CONECTA 2022.

Selo Signatário 2023

ODS 16

META 16.6 Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes em todos os níveis.

Ação desenvolvida 01: Em parceria com o Sebrae Santa Catarina, está sendo operacionalizado o Living Lab Sebraehub” que visa a criação de um ambiente de inovação para que soluções desenvolvidas por GovTechs sejam validadas em prefeituras e possam ser utilizadas no futuro para alavancar os processos e serviços de ordem pública. Estão sendo testadas soluções que envolvem: os desafios da desburocratização do setor público municipal de Santa Catarina, por meio da transformação digital (TD); a interoperabilidade dos diversos sistemas de prefeituras; e a Governança em prefeituras e/ou câmaras de vereadores, prioritariamente as questões relacionadas à adesão do Brasil à OCDE.

Selo Signatário 2023

ODS 17

Ação desenvolvida 01: em parceria com o Sapiens Parque, foram captados 15 milhões de reais a fim de potencializar as ações e programas desenvolvidos no Norte de Florianópolis a fim de alavancar a geração de empreendimentos da nova economia de forma sustentável.

Ação desenvolvida 02: em parceria com a ACIF, foi desenvolvido o projeto distritos criativos e sustentáveis de Florianópolis que buscou implementar 05 habitats de inovação urbanos.

Nosso compromisso

O VIA Estação Conhecimento enfatiza sua orientação para o desenvolvimento sustentável, buscando desenvolver ações que contribuam para as três dimensões – ambiental, social e econômica – no ensino, na pesquisa e na extensão com foco no empreendedorismo inovador.

The following two tabs change content below.

Danisson Luiz dos Santos Reis

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal de Alagoas. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Sergipe. Atuo há cerca de 10 anos com Inovação, Empreendedorismo, Criatividade e Sustentabilidade. Integrante do Grupo de Pesquisa VIA Estação do Conhecimento.

Latest posts by Danisson Luiz dos Santos Reis (see all)