
Hackathon Cerrado Agrotech Promove Soluções para o Cerrado Brasileiro
O Hackathon Cerrado Agrotech foi realizado entre os dias 25 e 27 de junho de 2025 no Campus Gurupi da Universidade Federal de Tocantins (UFT), reunindo cinco equipes. O evento, organizado pela UFT, Inovato e o Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal (PPGPV), teve como objetivo desenvolver soluções criativas e tecnológicas para impulsionar a bioeconomia e a agroindústria 4.0 no Cerrado tocantinense.
O Evento
O Hackathon Cerrado Agrotech aconteceu nas dependências da UFT, tendo início da tarde do dia 25 de junho, inicialmente com 25 participantes, oriundos da graduação e da pós-graduação da própria UFT. Os alunos foram divididos em 05 equipes.
Para auxiliar as equipes no desenvolvimento das soluções, foi utilizada a metodologia do grupo VIA Estação Conhecimento de condução de hackathons, além de mentorias online com mentores de renome.
Ainda no dia 25, os hackers foram apresentados aos principais desafios da produção vegetal na região, e começaram o mapeamento da dor que iriam trabalhar durante o evento. No dia 26, as equipes foram da solução até o momento do pré-pitch.
O dia 27 fechou com a apresentação dos pitchs finais para banca julgadora formada por membros do Sebrae Tocantins para determinar qual seria a equipe campeã.

O Primeiro Contato com o Universo dos Hackathons
O grande diferencial do Hackathon Cerrado Agrotech com certeza foi permitir o primeiro contato dos alunos com o universo das maratonas de inovação, fato relatado em depoimentos pelos participantes.
“Esse é o meu primeiro Hackathon e está sendo uma experiência incrível, porque nós geralmente estamos muito focados na nossa área técnica e agora a gente tá saindo um pouco da nossa área técnica, tentando trazer um pouco das nossas pesquisas e transformar essas pesquisas em uma empresa, ou em um produto, e isso está sendo muito desafiador, porque geralmente a gente foca em produzir o conhecimento e publicar, e não em produzir um produto” (Bruno Henrique Di Napoli Nunes, discente de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da UFT).
Como esse meu primeiro Hackathon, estou bastante ansioso e aprendendo junto com meus amigos de curso. Estou aqui para entender melhor como funciona e compartilhar minhas ideias (Rodolpho Kaian Franco da Luz, discente de graduação de Química Licenciatura do Campus Gurupi da UFT);
As Soluções Vencedoras
As equipes desenvolveram projetos alinhados aos desafios propostos, com destaque para:
1º Lugar: Equipe Ecomyco
-
Solução: Comercialização de mudas de eucalipto inoculadas com microrganismos endofíticos para combater a vespa da galha.
2º Lugar: Equipe Gelopanc
-
Solução: Sobremesas geladas feitas com PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) para incentivar alimentação saudável na infância.
3º Lugar: Equipe Carbotins
-
Solução: Consultoria para pequenos produtores rurais acessarem o mercado de créditos de carbono no Cerrado.
Um agradecimento a todos os realizadores e apoiadores!
Danisson Luiz dos Santos Reis
Latest posts by Danisson Luiz dos Santos Reis (see all)
- Hackathon Cerrado Agrotech Promove Soluções para o Cerrado Brasileiro - 1 de July de 2025
- Conheça o Quarteirão Criativo Bombarda - 26 de June de 2025
- Hackathon Cerrado Agrotech está com as inscrições abertas! - 27 de May de 2025