Captura De Tela 2022 09 19 210054

VIA realiza diagnóstico do ecossistema de inovação do Rio Grande – RS

Olá, leitores! Na última semana o grupo VIA Estação Conhecimento realizou o workshop de identificação dos desafios do ecossistema de inovação da cidade do Rio Grande – RS. Após realizar entrevistas com diversos atores para coleta de percepção individual sobre o ecossistema, o VIA reuniu mais de 50 atores para discutir coletivamente quais são os principais desafios encontrados no ecossistema rio-grandino. A ação faz parte do programa Cidade Inovadora. Confira a seguir como foi.

O programa Cidade Inovadora

O programa Cidade Inovadora é uma solução criada por um grupo de especialistas para promover a inovação nas cidades. O objetivo do programa é transformar a cultura de inovação das cidades e promover a integração dos diversos atores do ecossistema de inovação em prol do desenvolvimento local. Para isso, a solução possui três módulos principais: 01 – Mapeamento do ecossistema de inovação; 02 – Pacto pela inovação da cidade; 03 – Criação do ambiente orientado para inovação.

Assim, na fase de mapeamento do ecossistema de inovação é realizada a identificação dos atores presentes em cada território e realizado uma escuta ativa para elaboração de um diagnóstico sobre os principais desafios de cada ecossistema. Na sequência, é elaborado junto aos atores locais um pacto pela inovação para aglutinação dos atores e elaboração conjunta de projetos que irão solucionar alguns dos desafios identificados na etapa de mapeamento. Por fim, na fase de criação do ambiente orientado para inovação são elaborados em conjunto com as cidades ações de proposição ou atualização da lei de inovação da cidade; criação de programa de incentivo a atração e retenção de empresas tecnológicas e, programa de compras tecnológicas e/ou de inovação. O programa Cidade Inovadora conta com apoio do SEBRAE SC.

Atuação do grupo VIA no programa Cidade Inovadora

O grupo VIA participa nas três fases do projeto. Assim, na primeira fase o VIA é responsável por mapear os atores e realizar o diagnóstico dos ecossistemas de inovação. Ainda, conduz com a equipe Cidade Inovadora workshops de cocriação de projetos de forma colaborativa com os atores locais no Pacto pela Inovação. Por fim, atua na criação do programa de incentivo a atração e retenção de empresas tecnológicas. Nesse sentido, cabe destacar que esta ação contempla a fase 01 de mapeamento do ecossistema de inovação de Rio Grande – RS.

Ecossistema de inovação do Rio Grande – RS

No ecossistema de inovação do Rio Grande na fase de reconhecimento, foram identificados 33 atores. Estes atores estão divididos nas seguintes hélices: 08 atores de conhecimento; 03 atores públicos; 05 atores da hélice institucional; 04 atores de habitats de inovação; 11 atores empresariais e 03 atores de fomento. Participam ainda do ecossistema de inovação alguns atores da sociedade civil. Cabe destacar que cada ator tem suas atuações e podem ser assim reconhecidos não estando de forma exclusiva em uma única hélice.

Mapa do ecossistema de inovação do Rio Grande – RS.

O mapa do ecossistema de inovação do Rio Grande – RS deve ser disponibilizado para acesso dos atores e deve ser frequentemente atualizado. O mapa está disponível no seguinte endereço eletrônico: https://bityli.com/JExzZjq.

Workshop de identificação de desafios do ecossistema de inovação

O workshop de diagnóstico do Rio Grande -RS reuniu 55 atores de diferentes hélices do ecossistema de inovação. Os atores aproveitaram para trocar experiências e descreverem suas percepções quanto as práticas e necessidades do ecossistema local. O workshop ocorreu de forma virtual com mediação do Grupo VIA.

Workshop de identificação dos desafios do ecossistema de inovação do Rio Grande – RS.

Os atores foram divididos em dois grupos e relataram suas percepções conforme as 07 funções do ecossistema de inovação: governança; visibilidade; informação; talentos; inovação; fomento; sociedade. O resultado foi um mural repleto de informações conforme imagem abaixo.

Mural com informações coletadas no workshop com os atores locais.

Próxima etapa

A próxima etapa será a apresentação do feedback do ecossistema de inovação do Rio Grande – RS a partir das informações coletadas nas entrevistas e no workshop. Um pacto pela inovação também será realizado com os atores. Por fim, um plano de ação com projetos inovadores para mitigar os desafios identificados será elaborado de maneira coletiva.

The following two tabs change content below.

Guilherme Paraol

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC) e membro do grupo de pesquisa VIA - Estação Conhecimento. Realiza pesquisas com foco em ecossistemas de inovação. Atua em diversos projetos de inovação.