Iniciativas De Cidades Inteligentes

Iniciativas de Cidades Inteligentes

Características e desafios iniciais

A rápida urbanização cria uma urgência para as cidades encontrarem formas mais inteligentes de gerenciar os desafios que as acompanham. Assim o conceito de cidade inteligente está evoluindo como uma nova abordagem para mitigar e remediar os problemas urbanos atuais e tornar o desenvolvimento urbano mais sustentável (ALAWADHI et al., 2012). Embora um número crescente de estudos e relatórios práticos explore propriedades desejáveis de uma cidade inteligente, poucas pesquisas pretendem desenvolver um entendimento sistemático das iniciativas de cidades inteligentes que tornam uma cidade mais inteligente (ALAWADHI et al., 2012).

Desta forma Alawadhi et al. (2012) realizaram uma pesquisa em 4 cidades da América do Norte: Filadélfia e Seattle nos Estados Unidos, Quebec no Canadá e Cidade do México no México. Estas cidades variam amplamente em termos de condições, como população, demografia, economia e localização, and, portanto, as iniciativas de cidades inteligentes refletem diferenças em contextos e condições em torno dos seus esforços.

Desta forma os autores buscaram quais são as características básicas das iniciativas de cidades inteligentes. Thus, foram realizadas entrevistas para entender qualitativamente conceitos e fatores que caracterizam as iniciativas de cidades inteligentes. As entrevistas foram realizadas com indivíduos responsáveis por projetos e iniciativas em andamento em cada uma das quatro cidades. Os entrevistados foram selecionados de vários níveis e funções, incluindo executivos (diretores executivos e diretores de informação), chefes de departamentos ou agências que lideram projetos ou iniciativas de cidades inteligentes, gerentes de projeto, líderes de equipe e especialistas técnicos. No total mais de 80 pessoas foram entrevistadas por Alawadhi et al. (2012). Os autores utilizam um modelos de oito dimensões para analisar as iniciativas nas cidades. São elas: technology, gestão e organização, política, governança, pessoas e comunidades, economy, infraestrutura construída e ambiente natural.

Resultados

Os principais resultados da pesquisa, com características e desafios das iniciativas, de acordo com as dimensões seguem abaixo:

Tecnologia

  • Novas tecnologias para funções de back office são usadas para as iniciativas.
  • Mídias sociais e smartphones são cada vez mais usados para as iniciativas.
  • A falta de pessoal e as restrições orçamentárias são os principais desafios.

Gestão e organização

  • O papel de uma organização líder é essencial para as iniciativas.
  • O gerenciamento das iniciativas envolve colaboração interdepartamental.
  • As iniciativas mudam a cultura organizacional e vice-versa.
  • O papel da alta gerência e liderança é extremamente importante.
  • O financiamento limitado continua sendo um grande desafio.

Política

  • Os acordos interdepartamentais moldam o contexto político das iniciativas.
  • As orientações políticas dos executivos moldam o contexto político.

governance

  • Existem vários tipos de modelos e órgãos de governança.
  • A governança abrange orientações programáticas, alocações orçamentárias e de recursos, as interações com atores externos, bem como parcerias internas com outros departamentos e agências.

Pessoas e comunidades

  • As iniciativas de cidades inteligentes visam conhecer melhor os desejos e necessidades das pessoas, envolver cidadãos, empresas e outras partes interessadas e também melhorar o relacionamento cidadão-governo.

Economy

  • A inteligência no contexto da economia urbana indica a superação de desafios econômicos, a criação de novos empregos e negócios e o aumento da atratividade e competitividade regionais.

Infraestrutura construída

  • As iniciativas de cidades inteligentes desenvolvem infraestruturas de informação e comunicação e, por sua vez, promovem iniciativas de cidades inteligentes. Redes elétricas inteligentes, controle e direção de tráfego inteligentes estão entre essas iniciativas.

Ambiente natural

  • Qual a relação entre a iniciativa e o ambiente natural da cidade?

Os resultados revelam características e desafios das iniciativas de cidades inteligentes. Dadas as pressões orçamentárias, as restrições financeiras são os principais desafios no prosseguimento das iniciativas. No entanto, tecnologias emergentes, como mídia social e comunicação móvel, oferecem novas oportunidades para envolver as pessoas em iniciativas de cidades inteligentes. As iniciativas estão mudando a cultura organizacional de alguma forma. O gerenciamento orientado a dados e centrado nas informações aprimora o nível de transparência e responsabilidade. A governança interna e externa influencia a tomada de decisão participativa e colaborativa relacionada a iniciativas de cidades inteligentes (ALAWADHI et al., 2012).

Referências

ALAWADHI, Suha et al. Building understanding of smart city initiatives. In: International conference on electronic government. Springer, Berlin, Heidelberg, 2012. p. 40-53.

The following two tabs change content below.

Rayse Kiane

Mestre e doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Sistemas de Informação pela mesma instituição . Realiza pesquisas interdisciplinares sobre: innovation in education, mídia e conhecimento, compartilhamento de conhecimento por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), open science e usabilidade de software.

Latest posts by Rayse Kiane (see all)