Fortaleza

VIA participa em parceria com a ACATE do projeto do Centro de Inovação do Empreendedor SEBRAE CE

O SEBRAE CEARÁ e a ACATE uniram esforços e experiências para conceituar e implementar um Centro de Inovação do Empreendedor. Anexo ao SEBRAE CE, o Centro de Inovação irá fomentar o empreendedorismo inovador e conectar com os principais projetos e atores do ecossistema de inovação do estado. O Grupo VIA, em parceria com a ACATE, atuou na primeira fase do projeto ao realizar o diagnóstico do ecossistema de inovação cearense. Em síntese, foram mapeadas ações, desafios e pontos fortes e fracos do ecossistema. A partir disso, a análise será utilizada para cocriar soluções que poderão ser desenvolvidas pelo centro de inovação.

O projeto foi oficialmente lançado no dia 05 de abril de 2021, no canal do youtube do SEBRAE CE.

Fase de reconhecimento do ecossistema

Em parceria com a ACATE, o Grupo VIA Estação Conhecimento realizou o diagnóstico do ecossistema de inovação cearense. That way, o processo contou com as fases de reconhecimento, diagnóstico e feedback, presentes na metodologia de orquestração de ecossistemas de inovação desenvolvida pelo grupo.

Na fase de reconhecimento, foram identificados 73 atores. Estes atores estão divididos nas seguintes hélices: 14 atores de conhecimento; 06 atores públicos; 06 atores institucionais; 26 atores de habitats de inovação; 05 atores de fomento e 16 atores empresariais. Participam ainda do ecossistema de inovação diversos atores da sociedade civil. Ainda, cabe destacar que cada ator tem suas atuações e, podem ser assim reconhecidos, não estando de forma exclusiva em uma única hélice.

Mapa do ecossistema de inovação do Ceará.

O mapa está disponível no seguinte endereço eletrônico: encurtador.com.br/avRSZ.

Fase de diagnóstico

A fase de diagnóstico foi realizada por meio de 15 entrevistas e 2 workshops. Então, foram identificados ações, desafios, pontos fortes e fracos por função do ecossistema: governança; talento; inovação; capital e, sociedade. As entrevistas foram realizadas de maneira individual. Por outro lado, os workshops serviram para incluir um número significativo de atores para a construção coletiva de entendimento das ocorrências do ecossistema, considerando suas funções e subfunções. Thus, os workshops foram realizados de forma virtual com ferramentas que permitiram identificar as percepções e alinhar os desafios indicados pelos atores locais sobre o território.

O workshop 1 ocorreu no dia 19/04/2020, as 14 horas. Desse modo, este workshop o objetivo foi reconhecer as ações desenvolvidas no ecossistema de inovação do Ceará. Então, cada ator apresentou as ações que realizam no território durante um período de 5 minutos.

Workshop 1 – Reconhecimento das ações desenvolvidas no ecossistema de inovação do Ceará.

moreover, o workshop 2 ocorreu no dia 26/04/2020, as 14 horas. Thus, neste workshop foram identificados os desafios percebidos pelos atores no ecossistema de inovação do Ceará. Desse modo, todas as informações coletadas nos workshops e nas entrevistas formaram a base para o desenvolvimento do diagnóstico do ecossistema cearense.

Workshop 2 – Desafios do ecossistema de inovação do Ceará.

 

Apresentação do Feedback

O terceiro encontro serviu para retornar aos atores os resultados do diagnóstico, indicando o panorama do ecossistema de inovação do estado. Este encontro foi realizado no dia 03/05/2020, as 14 horas, onde foram apresentados os desafios e os pontos fracos e fortes do ecossistema cearence conforme as funções de governança, inovação, talento, capital e sociedade.

Workshop de apresentação do diagnóstico do ecossistema de inovação do Ceará.

Após apresentação do diagnóstico, o Grupo VIA Estação Conhecimento encaminhou aos atores parceiros de projeto o relatório completo e a apresentação do diagnóstico. Estes documentos irão embasar a próxima fase do projeto, que será liderado pela empresa JFK que realizará uma ação de cocriação com os atores locais, com data e horário a ser definido. Agradecemos a ACATE, ao SEBRAE CE e a JFK pela parceria no projeto e por confiarem no Grupo VIA.

The following two tabs change content below.

Guilherme Paraol

Doutorando no grupo Via-Estação Conhecimento. Realiza pesquisa com foco em ecossistemas de inovação, habitats de inovação e sistemas de inovação.