Universidades Empreendedoras

VIA realiza painel sobre Universidades Empreendedoras

Olá pessoal, no dia 12 de maio de 2023, o grupo VIA realizou o painel sobre Universidades Empreendedoras denominado “A Universidade e os Desafios para uma Cultura Empreendedora“, evento este integrante do projeto VIA Connect realizado graças a parceria com a FAPESC. O painel contou com a participação dos professores Artur Gibbon, Celson Pantoja e Silon Procath. O painel foi mediado por Danisson Reis, doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento e membro do grupo de Pesquisa VIA Estação Conhecimento. Confira como foi o evento.

Conheça os painelistas

Universidades empreendedoras

 

Professor Artur Gibbon é Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2002). Diretor do OCEANTEC – Parque Científico e Tecnológico da Furg. Professor da Furg. Presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação – REGINP e coordenador do programa INOVA RS para a Região Sul. Na área da gestão da inovação, possui experiência na gestão de parque tecnológico, na orquestração de ecossistemas de inovação e na formação de atores da quádrupla hélice.

 

Universidades empreendedoras

 

Diretor da agência de inovação tecnológica da Universidade Federal do Oeste do Pará. Celson Pantoja é Professor Associado do programa de Computação, no Instituto de Engenharia e Geociências na mesma instituição. Pós-doutor junto ao Centre Scientifique et Technique Du Batiment, CSTB, Sophia Antipolis, França, atuando na área de Gestão do Conhecimento. Foi visiting scholar no MIT na área de inovação. Chef amador. Poeta, músico e compositor.

 

Universidades empreendedoras

 

Diretor de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Professor Silon ossui experiência nas áreas de Empreendedorismo, Incubadora Tecnológica, Startups, Elaboração de Projetos, Captação de Recursos e Desenvolvimento Regional.

 

 

Painelistas compartilham suas experiências

O painel durou pouco mais de uma hora contando com diversas expertises que foram compartilhadas com a audiência. Professor Celson reforçou a necessidade de ampliarmos o clássico tripé das Universidades para uma “mesa” onde a inovação e o empreendedorismo passem a fazer parte e assim potencializarmos uma Universidade Empreendedora. Outro ponto destacado pelo professor é a necessidade de irmos além do diálogo sobre inovação tecnológica nas Universidades, levando a inovação para dentro do ambiente de aprendizagem, aperfeiçoando novas ferramentas para docência. Por fim, o professor abordou a importância das Universidades trazerem o impacto positivo para os territórios onde elas estão localizadas

Professor Gibbon abordou que para uma Universidade Empreendedora precisamos ampliar o conhecimento sobre de fato o que é empreendedorismo, mostrando que o mesmo não se limita a abertura de empresas. O presidente da REGINP também destacou a importância das Universidades auxiliarem na mudança da matriz econômica por meio do desenvolvimento territorial. Além de destacar a importância de trabalhar soft skills para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora internalizada no ensino superior.

Já Professor Silon trouxe que para alcançarmos uma Universidade Empreendedora no Brasil precisamos superar a dualidade entre os ótimo índices sobre a produção e qualidade científica e os rankings sobre inovação e empreendedorismo nas Universidades. Nas palavras deste, as Universidades empreendedoras precisam: “transformar paper em PIB”.

Quer saber mais sobre tudo o que aconteceu no painel e anotar importantes dicas de como tornar sua universidade mais empreendedora e inovadora. Assiste nosso painel na íntegra disponível no Youtube.

 

Para mais conteúdos relevantes continuem a acompanhar nossas redes sociais.

The following two tabs change content below.

Danisson Luiz dos Santos Reis

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal de Alagoas. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Sergipe. Atuo há cerca de 10 anos com Inovação, Empreendedorismo, Criatividade e Sustentabilidade. Integrante do Grupo de Pesquisa VIA Estação do Conhecimento.