Inovação Na Educação

Inovação na educação na prática!

As aulas presenciais retornaram e com elas metodologias de ensino e aprendizagem inovadoras estão sendo aplicadas na disciplina de Habitats de Inovação.

Inovação na educação

A forma tradicional do professor como agente ativo e o aluno como ouvinte mostra sinais de estagnação a mais de uma década (ALVEZ; RUSSO, 2009). Percebe-se que o educador precisa encontrar meios de estimular os alunos a pensar e desenvolver suas habilidades individuais, e não somente ser um transmissor de informação (AMORIM et al., 2016).

Métodos diferenciados de ensino e aprendizagem como a gamificação, a aprendizagem baseada em jogos e a educação empreendedora são formas de estimular e engajar os alunos, e fazer uma melhor conexão entre o ensino e o mundo real (SOUZA; MATOS, 2020).

In practice

Os alunos de graduação da disciplina de Habitats de Inovação, ministrada pela Profa. Clarissa S. Teixeira e pelo grupo VIA, já começam sua jornada inovadora no local das aulas, as quais são realizadas em ambientes de inovação no Centro de Inovação da UFSC localizado no Sapiens Park.

Uma das metodologias foi aplicada após a apresentação do conceito de inovação para os discentes e como forma de fixar o conhecimento foi realizada uma atividade com peças para montarem um produto inovador.

innovation in education

 

O grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento se apoia no desenvolvimento de jogos para as diversas formações realizadas e para uso em sala de aula. Assim, os alunos jogaram o game “Do VIA para o mundo” que permite fixar os conceitos dos habitats de inovação de forma criativa e divertida.

 

A disciplina só começou e mais dinâmicas inovadoras e empreendedoras irão acontecer para que alunos relacionem os temas apresentados com a realidade!

Para saber mais sobre tema acesse a VIA REVISTA!

Referências Bibliográficas

ALVEZ, J. B.; RUSSO, R. M. Reflexão sobre o uso e o interesse dos jogos de empresas nas principais instituições de ensino superior. Facesi em Revista, v. 1, n. 2, 2009.

AMORIM, M. C. M. S. et al. Aprendizagem e Jogos: diálogo com alunos do ensino médiotécnico. Educação & Realidade, v. 41, n. 1, p. 91-115, 2016.

SOUZA, R. K.; PARAOL, G. M. Educação empreendedora na Universidade. 2020, Ano 5 – nº9. VIA REVISTA: Semestral., 93p. 2021. Disponível em: revistaVIA-9ed.pdf (ufsc.br). Acesso em: 30 mai. 2022.

 

 

The following two tabs change content below.

Juliana de Souza Corrêa

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, formada em Relações Internacionais (UFSC) e com especialização em Inovação em Gestão Pública. Servidora da UFSC, atuando junto à SINOVA e integrante do Grupo VIA realizando pesquisas com foco em inovação e empreendedorismo universitário.

Latest posts by Juliana de Souza Corrêa (see allVIA - Knowledge Station