Ministerio CT

VIA em Tour em Buenos Aires e conexões com Ministérios

 

Nossa visita em Buenos Aires foi além do Congresso de Cidades Inteligentes! Fomos obter novos conhecimentos com as práticas das cidades mas também fomos compartilhar o que sabemos.

Visitamos o Polo Tecnológico onde fica o Ministry of Science, Technology and Productive Innovation, criado em 2007, com a missão de orientar a CT&I ao fortalecimento de um novo modelo produtivo que gere maior produção social e melhore a competitividade da economia Argentina, base do paradigma de conhecimento e elo do desenvolvimento.

A reunião foi realizada com Martin Guinart diretor Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministry of Science, Technology and Productive Innovation, Andrés Fernández Castro líder de projetos da Subsecretaria de Integração de Políticas Produtivas da Secretaria de Integração Produtiva do Ministério da Produção e com Alejandro Herrera também do Ministry of Science, Technology and Productive Innovation.

A VIA apresentou a política pública brasileira de estímulo aos ambientes de inovação em especial aos parques e incubadoras. Besides, foi possível mostrar o que o estado de Santa Catarina vem realizando, principalmente com foco nos 13 Centros de Inovação e nos sete parques em operação do estado. The project Sapiens Center, realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina e Sapiens Parque com apoio de diversas instituições, também foi foco de discussão.

As ações da VIA Estação Conhecimento como o desenvolvimento de hackathons e o geração VIA também fizeram parte da agenda.

O debate teve foco nos cases argentinos evidenciando o trabalho que vem sendo desenvolvido por cidades como por exemplo, Bariloche e Buenos Aires. Com muitas diferenças territoriais as potencialidades do país, principalmente com vistas ao desenvolvimento econômico, é possível perceber que diferentes estratégias de intervenção ainda são necessárias e vem sendo pensadas por diferentes Ministérios.

Entretanto, mesmo que a capital do país – Buenos Aires – venha fazendo ações para se tornar uma cidade inteligente, as regiões mais afastadas ainda demandam de mecanismos para o fomento da cultura de inovação, do empreendedorismo e da atração e retenção de talentos. Besides, mecanismos de atração de empresas se faz necessário.

O ecossistema de Florianópolis, com seus diferentes ambientes de inovação e seus mecanismos de apoio ao empreendedor e atração de empresas foi evidenciado na reunião.

Quer saber mais sobre o ecossistema de Florianópolis? Veja o mapa dos atores que a VIA preparou especialmente para você! Aguarde nosso ebook sobre o ecossistema!

Continuamos em contato com a Argentina! Parceiras virão! Wait!

 

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.