Entrevistas Com Atores Locais De Rivera

VIA e o ecossistema de inovação de Rivera iniciam atividades com atores locais

O grupo realiza entrevistas com atores locais de Rivera, no Uruguai, para ativação e orquestração do ecossistema de inovação

Rivera é um município localizado no norte do Uruguai que faz fronteira com a cidade de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. As duas cidades são separadas por divisa seca, uma rua urbana, também conhecida por Fronteira da Paz, uma linha divisória imaginária. Assim não há limitação entre as cidades, somente marcos e Praça Internacional fazem esta divisão entre os dois países.

Em uma parceria do grupo VIA Estação Conhecimento e UTEC – Universidad Tecnológica do Uruguai que possui um pólo tecnológico educacional em Rivera, busca-se realizar o mapeamento e disgnóstico do ecossistema de inovação da região. O mapeamento foca na cidade de Rivera porém leva em consideração toda a região incluindo Santana do Livramento por conta da sua característica de fronteira. Nas últimas semanas foi realizado o mapeamento preliminar de maneira digital e a identificação de atores para a condução das entrevistas.

Por meio de entrevistas online o grupo VIA busca conhecer mais sobre o ecossistema, suas dificuldades e potencialidades e as funções exercidas pelos diferentes atores. Estas informações serão fundamentais para o diagnóstico, que possibilitará a abertura do plano de ação de ativação e orquestração do ecossistema. A agenda de entrevista se estenderá pelas próximas semanas de maneira totalmente virtual.

 

A atuação do grupo VIA em ecossistemas de inovação

O grupo VIA já aplicou sua metodologia de mapeamento de ecossistemas de inovação em diferentes cidades no Brasil, em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Pará. Em 2020 o grupo expande suas fronteira para realizar seu primeira mapeamento fora do país. Atualmente são condizidos três diferentes mapeamentos, em Rivera, no Uruguai, Rio do Sul e São Bento do Sul, em Santa Catariana.

The following two tabs change content below.

Rayse Kiane

Mestre e doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Sistemas de Informação pela mesma instituição . Realiza pesquisas interdisciplinares sobre: innovación en la educación, mídia e conhecimento, compartilhamento de conhecimento por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), open science e usabilidade de software.