Premio Midi

Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador confirma qualidade das incubadoras de Santa Catarina!

Aconteceu hoje (8/12) a 20ª edição do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador que reconhece projetos, incubadoras de empresas, parque tecnológicos e empresas graduadas e incubadas, que, por meio de suas ações, serviços e produtos fomentam o movimento empreendedor do país realizado pela Anprotec em parceria em Sebrae. Santa Catarina conseguiu faturar algumas categorias esse ano!!!

Essa é a 4 quarta vez que a incubadora MIDI Tecnologico é premiada como a melhor do país. Isso é resultado do trabalho intenso em prol das startups do estado, numa parceria entre a ACATE e o SEBRAE SC. Hoje 13% das empresas de tecnologia de Florianópolis nasceram no MIDI, o que demonstra o impacto na geração de renda, empregos e arrecadação tributária, diz Gabriel Sant’Ana Palma Santos – Secretário Executivo da ACATE e Coordenador da incubadora!

Criada em 1998, a incubadora do MIDI Tecnológico está localizada em Florianópolis e tem como entidade gestora o SEBRAE e a ACATE. O MIDI abriga empresas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisa científicas aplicadas, de alto valor agregado, fomentando assim o desenvolvimento de empreendimentos nascentes de base tecnológica com objetivo de criar empresas inovadoras e sustentáveis.

As categorias atendidas pela incubadora são os processos de pré-incubação, onde apoia empreendimentos em seu estágio inicial (embrionário), com ideias de produtos, processo ou serviço inovador que tenha potencial de mercado; a fase da incubação (residente ou virtual), visando já apoiar empresas formalmente constituídas com produtos, processos ou serviços inovadores, com um Plano de Negócio já definido e; o programa de pós-incubação contemplando o relacionamento com empresas que já passaram pelo processo de incubação mas possuem interesse em manter um vínculo com a incubadora para usufruir os serviços e os benefícios oferecidos, com valores diferenciados.

Além disso, outra incubadora faturou o prêmio; a Incubadora Celta na categoria incubadora de empresas orientadas para a geração e uso intenso de tecnologias. O Celta é a incubadora da fundação CERTI situada também em Florianópolis. Criado em 1986, como resposta ao desenvolvimento na capital catarinense e com objetivo de fomentar o setor econômico. Tem como missão, prestar auxílio a empreendimentos de base tecnológica e, ao mesmo tempo, estimular e apoiar a criação, desenvolvimento, consolidação e interação com o meio empresarial e científico.

A incubadora atualmente conta com 36 empresas de base tecnológica que geram cerca de 800 empregos diretos e o faturamento anual (empresas incubadas) de R$ 70 milhões. O alto desempenho do Celta se dá através de um modelo de gerenciamento que envolve as principais representações da sociedade, tendo como destaque a Prefeitura Municipal de Florianópolis, Governo do Estado, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e as entidades de apoio do meio empresarial. É uma das maiores incubadoras da América Latina, em número de empresas e tamanho além de ser referência para implementação de outras incubadoras espalhadas pelo país.

Já na categoria de empresas graduadas a Nanovetores ficou em primeiro lugar, sendo uma empresa multinacional brasileira inovadora, tendo reconhecimento mundial pelo desenvolvimento de sistemas de nano e microencapsulação de ativos localizada em Florianópolis, Estados Unidos e em breve na Suíça.

A Horus Aeronaves por sua vez, conseguiu o segundo lugar na categoria da empresa incubada, sendo uma empresa de desenvolvimento e fabricação de aeronaves não tripuladas. Atualmente, está incubada na incubadora CELTA.

O terceiro lugar ficou para Resultados Digitais, empresa que tem como principal objetivo ajudar empresas de todos os portes a entender e aproveitar os benefícios do marketing digital conseguindo aumentar os resultados reais e permanentes para seus negócios.

A Via Estação Conhecimento parabeniza a todos os que foram premiados! Emprendedorismo, inovação e investimento continuado: esse é o Brasil que dá certo, assim como afirma Gabriel Santos.

Quer conhecer mais sobre o MIDI Tecnológico? Veja a entrevista que a VIA Estação Conhecimento gravou com a incubadora.

 

 

 

 

 

 

 

 

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por medio de acciones de educación, investigación y educación. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.