Light Bulb Ideas Creative Diagram Concept

Uma abordagem sobre Design Thinking

Design Thinking estimula o profundo entendimento sobre as pessoas

Design Thinking é um modelo mental de natureza iterativa e totalmente flexível. Bem como, é uma abordagem que possibilita o profundo entendimento sobre as pessoas e estimula a criatividade. Thus, juntamente com etapas exploratórias de um projeto ou no desenvolvimento de uma ideia. Pela abordagem, o momento de gerar soluções se inicia apenas depois da vasta compreensão de um determinado contexto. Logo, o momento de ideação (geração de ideias) estimula grupos de trabalho a explorar caminhos criativos na resolução problemas, e criar formulários para validar suas ideias e assim testá-las. Ainda mais, é um processo no qual o erro é visto como parte integrante e valiosa da jornada. Porém, a quantidade de etapas varia de acordo com a perspectiva teórica sobre o assunto.

A Abordagem do Design Thinking

A abordagem exibe o momento de gerar soluções que se inicia apenas depois da vasta compreensão do contexto que envolve determinado problema.

Fonte: Abordagem do Design Thinking. Adaptado de Escola de Design Thinking.

O Entendimento representa um momento para buscar a maior quantidade possível de informação sobre o desafio proposto. Ao mesmo tempo, serve para nivelar o conhecimento do grupo de trabalho sobre determinado problema.

Idas a campo para conversar com pessoas, escutá-las e observá-las, compreendendo como, onde e porque vivenciam determinado problema ou necessidade. Logo, é hora de explorar o fator humano, sob diferentes perspectivas.

Ao gerar dados, insights e novas compreensões, é preciso navegar na complexidade gerada por meio de vários pontos de vista. Bem como, esse é o momento de amarrar nos pontos e chegar num novo entendimento sobre a problemática.

Essa etapa consiste em construir soluções para os problemas e dilemas encontrados na fase de Ponto de Vista. Com uma nova perspectiva sobre o problema, na ideação é possível explorar novos caminhos criativos para de fato resolvê-lo. É nessa hora que a quantidade importa, deixar as ideias fluírem e sem julgamentos é fundamental para que o grupo consiga dar um salto na quantidade de propostas.

Protótipos são uma forma poderosa de comunicação que nos forçam a pensar realisticamente. Sobre a maneira como as pessoas irão interagir com o conceito projetado. Yet, a única regra neste momento é que todo protótipo deve ser capaz de gerar sensações e reações em alguém, antes mesmo da solução final ou negócio existir. Thus, essa etapa serve para ampliar a compreensão sobre a solução da problemática.

Com protótipo em mãos, na etapa de teste é hora de voltar a campo e obter reações das pessoas. Com certeza, uma vez interagindo o protótipo com as pessoas, surgirão pontos positivos, negativos, dúvidas e até mesmo novas oportunidades ou novos usos.

Após colher os feedbacks da etapa anterior, na iteração surge a oportunidade de refinar as nossas soluções e torná-las ainda melhores, levando-as a um próximo nível. Yet, o que foi extraído será fundamental para entender o que precisa ser melhorado no protótipo. Also, entender se há necessidade de retomar e aprofundar alguma etapa do processo, inclusive do início, já que o processo não é obrigatoriamente linear.

A Importância do Design Thinking

    • Os valores que guiam a abordagem – empatia, colaboração e experimentação – oferecerem uma perspectiva mental muito mais ampla. Logo, mais do que um conjunto de ferramentas, o Design Thinking permite com que pessoas pensem e ajam de forma diferente, de forma mais colaborativa e disposta a errar;
    • O Design Thinking se vale de equipes multidisciplinares e da inteligência coletiva para criar soluções desejáveis para as pessoas;
    • Esse modelo mental aliado a um conjunto de ferramentas possibilita acessar um alto nível de profundidade sobre as pessoas, seus problemas e necessidades. Com a abordagem, é possível compreender as pessoas como pessoas – o que elas sentem, ouvem, pensam – e não como apenas um cliente ou usuário.

A empatia é sobre se colocar no lugar do outro. E vai além. Você deve permitir que o novo olhar assumido crie uma transformação interna permanente. Só assim você aprende o outro. Renato Nabuco sobre os valores do Design Thiking.

Por fim, a abordagem oferece suporte para aprofundar o conhecimento sobre um problema. Yet, use o Design Thinking para explorar seu entendimento sobre o problema e exercitar sua criatividade.

Referências

ECHOS LABORÁTORIO DE INOVAÇÃO. Toolkit de Design Thinking Echos: como o design pode mudar a forma de criar negócios. 2017. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/colaborativismo/toolkit-de-design-thinking>. Acesso em: 20 Nov. 2019.

Veja também nosso post sobre 3 ferramentas virtuais para brainstorming.

The following two tabs change content below.

Roberto Nallin

Graduando em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Acredita que a conexão entre pessoas é hoje o maior promotor da inovação. Apoia causas sociais, ações ambientais, diversidade, sustentabilidade e sonha que um dia a inovação social poderá ser o principal vetor para o desenvolvimento social.