Credenciamento da Rede Municipal de Centros de Inovação de Florianópolis
ACATE assina parceria com a PMF para a criação da Rede Municipal de Centros de Inovação de Florianópolis.
No dia 11 de julho, na Associação Catarinense de Tecnologia – ACATE, foi realizada a cerimônia de posse da nova gestão 2018-2020 de sua diretoria reeleita. O evento contou com a presença de associados, parceiros e patrocinadores da associação, a qual foi fundada em 1986 e somente nos últimos 2 anos aumentou em 35% o número de associadas. Os planos para o novo período serão focados na interiorização das ações da entidade e abertura de novas frentes em diferentes regiões, buscando fortalecer o estado com um todo. Esse foco se refletiu na fala do presidente reeleito, Daniel Leipnitz:
Nós estamos trabalhando para tornar a tecnologia a principal força da economia de Santa Catarina nos próximos vinte anos”.
Novas ações e a Rede Municipal de Centros de Inovação
Na noite de evento, além da cerimônia de posse, houve a assinatura do termo de cooperação entre a ACATE e o Observatório FIESC, com o objetivo de criar o Observatório ACATE, o qual já possui como primeiro resultado o Panorama do Setor de Tecnologia do Estado de Santa Catarina em 2018; também foi assinada a parceria entre a associação e a Prefeitura Municipal de Florianópolis para a criação da Rede Municipal de Centros de Inovação de Florianópolis.
Leia nesse post sobre a Rede de 13 Centros de Inovação de Santa Catarina
O credenciamento da Rede Municipal de Centros de Inovação de Florianópolis
Em 31 de janeiro de 2018 a prefeitura municipal de Florianópolis lançou o programa denominado Rede Municipal de Centros de Inovação, o qual visa ativar o ecossistema de inovação, estimular a cultura de inovação e empreendedorismo e gerar e escalar negócios inovadores na cidade.
Para a operação do programa foi assinado o Termo de Colaboração nº FMI 0001/2018 entre o Município de Florianópolis e a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) em conformidade com a Lei nº 13019/2014, bem como ao Decreto Municipal 17361/2017, que regulamenta as parcerias entre o Município e as Organizações da Sociedade Civil.
Considerando que innovation centers não são estruturas padrões, podem abranger uma série de componentes e tipologias de habitats de inovação. Assim, é esperado que de acordo com sua maturidade e nível de articulação com o ecossistema, além das necessidades locais, cada centro priorize atividades específicas e, consequentemente, tipologias de habitats de inovação.
A partir do presente Termo de Colaboração, a ACATE, no uso de suas atribuições, lançou o credenciamento de centros de inovação da Rede de Centros de Inovação de Florianópolis. No dia 11 de julho, durante o evento, foram credenciados os três primeiros centros da rede:
- ACATE Downtown;
- ACATE Primavera; e
- ACATE Sapiens Parque.
A rede segue em fase de implantação e, na elaboração do critérios para credenciamento e monitoramento dos centros de inovação, conta com a consultoria da #estaçãoVIA. Aguarde os próximos passos 😉
Latest posts by VIA Estaçãoconhecimento (see allVIA - Knowledge Station
- SebraeHub-SC abre edital para seu Living Lab - 5 de October de 2022
- Startup Weekend: São José recebe 3º Edição do evento na ACATE - 12 de August de 2022
- Floripa Conecta volta a cena em 2022 - 8 de June de 2022