Programa De Mentorias Da FEBAB

Inovação e Empreendedorismo em Programa de Mentorias da FEBAB

Programa de Mentorias da FEBAB foi lançado no CBBD 2017

A FEBAB – Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, por intermédio de um de seus diretores, Jorge Prado, concretizou mais uma ideia inovadora para o XXVII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD 2017), o Programa de Mentorias. A VIA Estação Conhecimento como sempre traz para vocês um pouquinho dessa iniciativa que movimentou o CBBD 2017.

Com o objetivo de deixar o CBBD 2017 mais participativo, intimista e permitir novos contatos, o Programa de Mentorias da FEBAB contemplou em sua primeira edição temáticas como: inovação, entrepreneurship, google arts, coaching, markerspace e RDA.

Jorge Prado, idealizador do Programa de Mentorias, além de Diretor de Comunicação e Publicação da FEBAB, é Coordenador da Rede de Bibliotecas do Senac Santa Catarina e Coordenador de Informações da International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) para América Latina e Caribe. Sua inserção profissional e política justifica a preocupação em levar para a área da Biblioteconomia abordagens contemporâneas que propiciam reflexão e atualização científica e técnica.

Mentorias FEBAB

Mentoria sobre Inovação. Fonte: Priscila Machado Borges Sena (2017).

That way, o Programa de Mentorias contou com profissionais da área de Biblioteconomia atuantes nas temáticas abordadas:

  • Coaching – Com Adriana Souza, FEBAB/FESPSP
  • Google Arts – Com Mary Komatsu, REDARTE
  • Entrepreneurship – Com Daniela Spudeit, UDESC
  • Inovação – Com Priscila Sena, UFSC
  • Makerspaces – Com João Guilherme, Escola do Inventor
  • RDA – Com Marcelo Votto, PUC RS

As mentorias ocorreram no stand da FEBAB durante o CBBD 2017, com delimitação de tempo definidas em 15 minutos por atendimento em duas a três horas destinadas para cada especialista nas temáticas definidas.

Como resultado os participantes elogiaram a inciativa da FEBAB e solicitaram que o Programa de Mentorias se torne fixo nos próximos CBBDs. Besides, expressaram o anseio dessas temáticas serem mais trabalhadas em cursos, oficinas, workshops e pós-graduações específicas para os profissionais da informação.

The following two tabs change content below.

Priscila Machado Borges Sena

Bibliotecária, bibliófila, apaixonada pela leitura, e por toda construção e desconstrução que o acesso e uso da informação e do conhecimento provocam nos seres humanos. Encantada pela docência e pela pesquisa. Engajada em movimentos associativos para o fortalecimento dos profissionais da informação. Mestre e Doutoranda em Ciência da Informação.

Latest posts by Priscila Machado Borges Sena (see all)