Oficina de arte no centro histórico resgata a memória cultural de Florianópolis
Véspera de feriado e temperatura baixando na ilha, mas em espírito criativo e inspirador, oficina de arte do Movimento Traços Urbanos foi realizada sob o tema “A ilha que habita em você” e buscou resgatar a memória da cidade em atividade artística com idosos nesse sábado (29/04). Algumas dezenas de moradores da ilha se reuniram para expressar, por meio da arte, aquilo que acreditam ser a verdadeira face da cidade de Florianópolis.
O objetivo da oficina foi provocar e registrar a memória cultural que o idoso possui do lugar onde vive, possibilitando o resgate histórico. As lembranças, sentimentos, sugestões e desejos dos participantes foram expressados em obras de arte, evidenciando, principalmente, o amor que se tem pela cidade! Veja no vídeo abaixo a síntese da percepção dos participantes:
Os painéis criados pelos idosos estarão expostos durante essa semana no Museu Escola Catarinense – MESC.
A atividade foi idealizada e executada pelo grupo Arte e Grafite do movimento, o qual envolve arquitetos, artistas e outros profissionais e estudantes, todos voluntários apaixonados pela causa. Seu objetivo vai ao encontro da missão do Traços Urbanos, a qual consiste em realizar ações para requalificação dos espaços públicos da cidade, melhorando a cultura urbana e a qualidade de vida de seus habitantes
Segundo a artista visual e coordenadora do grupo Arte e Grafite do MTU, Cássia Aresta, o encontro foi direcionado aos idosos porque existe certa carência de trabalhos para essa faixa etária e o evento apresentou boa adesão, participantes animados e espontâneos.
O grupo agora planeja expandir as oficinais de arte, com agenda a definir. Outros grupos do movimento estão com agenda aberta no momento, como: Caminhada Cultural pelo Centro Histórico (06/05) e Caminhada Cultural pelo Centro Histórico (13/05). Para participar, basta acessar o site do movimento e se inscrever.
SAIBA MAIS:
Últimas publicaciones de Ágatha Depiné ($see all)
- Onze eixos da cidade inteligente – uma visão geral - 12 de February de 2023
- As três ondas das cidades inteligentes – uma evolução histórica - 19 de December de 2022
- As sete principais críticas à tipologia “cidade inteligente” - 26 de November de 2022