Ilha Q Habita Em Vc

“Nossa Rua”: Movimento Traços Urbanos realiza oficina de arte neste final de semana

O Movimento Traços Urbanos foi fundado por um grupo de arquitetos com o objetivo de desenvolver ações coletivas para qualificar espaços públicos de Florianópolis com foco na melhoria da cultura urbana da cidade e da qualidade de vida de seus habitantes. Pouco tempo depois de iniciar suas atividades em 2016, por meio de oficinas e reuniões do grupo, passou a agregar pessoas e profissionais de diferentes áreas interessadas em contribuir com a iniciativa. Em seu manifesto, declara alicerçar-se justamente no potencial de contribuição voluntária dos seus integrantes multidisciplinares, possibilitando assim a participação de qualquer indivíduo.

Suas primeiras ações têm sido direcionadas à revitalização do centro histórico da cidade, especificamente na área leste da Praça XV – apelidada de Distrito Criativo, onde também ocorrem com frequência os encontros do grupo. Devido ao aumento de voluntários engajados no movimento, este se dividiu em diferentes grupos de trabalho: Curadoria, Comunicação, Arte e Grafite, Calçadas, Palestras e Debates, Oficinas, Turismo, Cinema e Maquete e Espaços Urbanos. Cada grupo possui agenda própria de atividades e projetos, mas em constante conexão com os demais e também com instituições parceiras ou apoiadoras.

No próximo sábado, 29 de abril, o Grupo Arte e Grafite realizará sua primeira oficina, com o tema: “A Ilha que Habita em Você”. O foco da oficina é o idoso, com o objetivo de provocar e registrar a memória que este possui do lugar onde vive, possibilitando então um resgate histórico. A arte criada pelos participantes será expressa em um painel de papel craft com uso de tinta guache, sob orientação de artistas plásticos integrantes do movimento. Os materiais estarão disponíveis no local.

Para participar ou inscrever um idoso (acima de sessenta anos) basta acessar o site do movimento e comparecer no sábado, das 09 às 12h, na Rua Victor Meirelles, em frente à Kibelândia. As próximas ações do movimento serão: Caminhada Cultural pelo Centro Histórico (06/05) e Caminhada Cultural pelo Centro Histórico (13/05).

 

PARA SABER MAIS

LINK DO EVENTO NO FB: https://www.facebook.com/events/297483754018258/

EBOOK: http://via.ufsc.br/download-refletindo-sobre-a-cidade/

BLOG: http://via.ufsc.br/5367-2/, http://via.ufsc.br/tracos-urbanos-faz-reuniao-de-alinhamento/, http://via.ufsc.br/via-conexao-tracos-urbanos/

 

*Por Ágatha Depiné – Mestra e Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. agathadepine@gmail.com

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por medio de acciones de educación, investigación y educación. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.