Problemas

Metodologia para resolução de problemas que venham da comunidade é testada em público jovem

Desenvolvimento de projetos que apresentam problemas reais, advindos de uma comunidade, pode contar com apoio de metodologia VIA

Muitos dos problemas apresentados pelas comunidades não são resolvidos. Não apenas pela falta de engajamento de diferentes atores, mas também pela dificuldade de implementar soluções para problemas complexos. Nesse sentido, a VIA Estação Conhecimento, como forma de transformar o conhecimento científico utilitário para a sociedade, se preocupa com o desenvolvimento de soluções que permitem dar suporte aos problemas reais.

Desde 2016, o Grupo vem se preocupando em desenvolver ferramentas que impactam a interação de equipes, com pessoas com diferentes experiências e com formações multidisciplinares. Independentemente da idade dos participantes, a VIA por meio de suas ferramentas, tenta traduzir as percepções e desejos do cidadão, fomentando a participação dos mesmos na tomada de decisão. Isso tem sido possível com a aplicação de metodologias, desenvolvidas pela VIA, que possibilitam a criatividade, a inovação e a organização visual de ideias, comenta Clarissa Stefani Teixeira professora da Universidade Federal de Santa Catarina.

Neste contexto, o Projeto Geração VIA busca levar os conceitos tratados na academia para diferentes públicos (como crianças desde que articulados adolescentes) desenvolvendo ações que permitam a geração de novos conhecimentos e consequentemente a ação em prol de suas comunidades (ou entornos). É o que ocorre com projetos já desenvolvidos pelo Grupo e aplicados de forma periódica como o SMART UFSC e o Ciclo VIA.

As disciplinas como oportunidade de resolução de problemas reais com apoio da metodologia VIA

Não apenas com crianças e adolescentes, a VIA inicia suas interações com jovens em 2017. Além da disciplina de Habitats de Inovação, onde os alunos utilizam a ferramenta para tratar das melhorias na Universidade, outras disciplinas também podem fazer uso da metodologia.

Desafio aos alunos: como tornar a UFSC mais inteligente?

Alunos unidos por uma SMART UFSC

A disciplina Engenharia e Gestão do Conhecimento do curso de Engenharia de Materiais, por exemplo, vem desenvolvendo suas práticas de resolução de problemas do setor de estágio. Estes problemas estão associados principalmente a gestão de conhecimento e a ativação dos atores pertencente ao ecossistema de estágios.

Veja os principais problemas elencados aqui!

Em 2018, a turma está tratando das melhorias para os problemas encontrados no trimestre anterior. É um movimento colaborativo de cocriação que envolve não apenas alunos, mas a própria coordenação de estágios e professores. A ideia é que a cada trimestre os problemas sejam minimizados. Para tanto, as ferramentas da VIA vêm proporcionar essas soluções. A partir das soluções definidas para os problemas validados os benefícios são encontrados não apenas no que tange o aumento do número de vagas aos alunos. As vagas de estágio também serão mais qualificadas e assertivas diante das expectativas de professores e alunos.

Assim, a metodologia do Geração VIA busca por meio da inovação e criatividade apoiar o desenvolvimento de projetos distintos e complexos. Quer saber mais? Entre em contacto para que a VIA possa apoiar a resolução de seus problemas!

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Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.

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