Open Sapiens

Open Sapiens + Geração VIA

Parceria entre Sapiens e VIA é realizada com Open Sapiens

Nos últimos dias o Sapiens Parque recebeu duas importantes visitas de escolas por meio do projeto Open Sapiens. Na quarta-feira passada (29/11) a Escola de Ensino Médio Valmir Omarques Nunes de Bom Retiro (SC) trouxe as turmas de técnico em informática e agropecuária. Ontem (06/12) foi a vez da escola técnica do SENAI de Itajaí (SC) conhecer a realizadade do maior Parque de Inovação do país por meio do Open Sapiens.

Além do Sapiens Parque os alunos tiveram a oportunidade de fazer interação com o ecossistema de Florianópolis. O Centro de Inovação da ACATE (Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia) foi visitado para conhecer o MIDITEC. Segundo Darlan Junckes – assistente da equipe ACATE (gestora do MIDITEC) levar o universo da inovação tecnológica para jovens é fundamental para o desenvolvimento de futuros empreendedores com reflexo na melhoria da qualidade de vida.

A iniciativa faz parte da Rota da Inovação operada pelo Centro Sapiens. Segundo a professora Clarissa Stefani Teixeira – coordenadora adjunta do Centro Sapiens, a Rota de Inovação tem como propósito identificar os pontos estratégicos da cidade que ganham destaque nas áreas de inovação e tecnologia. Esses pontos são integrados de forma a criar um roteiro para apresentar e promover o ecossistema de inovação de Florianópolis. Cada um dos ambientes selecionados, como a ACATE e o Sapiens Parque, é responsável por conectar governo com academia, empresas e comunidade em geral, unindo talentos, tecnologia, capital e conhecimento. Assim, pode se alavancar o potencial empreendedor e inovador dos atores envolvidos.

Segundo o professor Erivelton Pereira, da Escola de Ensino Médio Valmir Omarques Nunes, a oportunidade é importante para o envolvimento dos alunos. A necessidade do próprio entrosamento das áreas de tecnologia e agrícola pode ser evidenciado. Com o conhecimento do ecossistema fica clara a necessidade de realizar parcerias e trabalhos conjuntos, complementa.

Atividade vai além da visita e tem experiência no contexto do Open Sapiens

Como forma de aumentar o conhecimento e capacitar os alunos ana resolução de problemas reais de suas comunidades, a VIA Estação Conhecimento promoveu oficina do projeto Geração VIA.

O projeto GERAÇÃO VIA busca transformar o conhecimento desenvolvido na academia para que jovens e crianças consigam ter o pensamento científico na condução de projetos que desafiem as conexões entre diferentes atores e tenha diferenciais que resolvem problemas reais das suas comunidades.

Concebido como uma prática extensionista ligada às atividades de ensino e pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina o projeto apresenta metodologia inovadora!! O Geração VIA busca desenvolver ações que permitem a geração do conhecimento nos temas de ciência, tecnología e innovación. Como diferencial, a metodologia possibilita a identificação de problemas reais que são identificados nas conexões da escola com a universidade, governo, empresas, comunidade e mundo. A oficina propôs a aplicação de um modelo de projetos desenvolvido pelo grupo com o intuito de construir soluções aplicáveis no âmbito do ambiente escolar.

As propostas dos estudantes foram construídas a partir das necessidades observadas na escola para consolidar a qualidade de ensino, que já é considerada referência no ensino público em Santa Catarina, mas que ainda depende de muitas conexões para superar os problemas apresentados.

Após o desenvolvimento das propostas os alunos apresentaram seus resultados recebendo feedbacks dos docentes da UFSC, colegas e professores da escola.

As empresas como atratividade das ações do Open Sapiens

Softplan

Softplan

 

Além dos habitats de inovação, o Open Sapiens possibilita a inserção das pessoas nas empresas alocadas no Sapiens. A escola técnica do SENAI teve a oportuinidade de ser recebida pela equipe da Softplan realizando o #toursoftplan

A Softplan encanta pela inovação e sustentabilidade de seu prédio. Os projetos realizados com foco em inovação são o diferencial da empresa que é âncora do Parque. Além disso, na Softplan pode ser encontrado o primeiro coworking de inovação em governo do mundo – Hub Gov – onde a cada programa novos inovadores são criados!

Gostou? Venha fazer o Open Sapiens! Conheca mais sobre o projeto aqui!

Basta entrar em contato! Agende sua visita aqui e venha conhecer o ecossistema de inovação de Florianópolis!

The following two tabs change content below.

João Tibincovski

Entusiasta por inovação, é graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde pesquisa Habitats de Inovação pelo laboratório VIA Estação Conhecimento.

Latest posts by João Tibincovski (see all)