Marketing Digital

Marketing Digital: Como escolher a melhor mídia social?

Como escolher uma mídia social para marketing digital baseado em métodos multicritérios?

O marketing digital tem sido um fator de influência na competitividade e no desempenho de ações mercadológicas para alcançar de forma assertiva o público alvo. Assim, tem sido ferramenta essencial para empreendedores, startups e demais empresas.

O marketing digital pode ser compreendido como um conjunto de atividades, instituições e processos facilitados pelo uso de tecnologias digitais, para a criação e entrega de valor aos clientes e consumidores (Kannan, 2017).

Diante disso, torna-se relevante verificar qual mídia social possui melhor desempenho para a utilização do marketing digital, assim utilizando critérios como Cr1 – número de usuários, Cr2 – Tempo médio de uso da rede social e Cr3 – Percentual de alcance orgânico da mídia, analisou-se três diferentes mídias, sendo elas A1 – Facebook, A2 – Instagram e A3 – TikTok, salientando que todos os dados utilizados foram para o contexto brasileiro.

Para analisar estas alternativas, aplica-se o método proposto por Santos et al. (2021) denominado AHP Gaussiano. Este método é uma adaptação do método proposto por Saaty (1997), onde possibilita não utilizar a comparação paritária, bem como a escala fundamental de Saaty, fazendo com que haja independência de um decisor nesse processo (Santos et al., 2021).

Assim, para a aplicação do método é necessário seguir 7 passos, conforme a Figura 1.

Figura 1 – Passos para a aplicação do AHP gaussiano

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Fonte: Santos et al., 2021.

Quais os resultados?

O processo de decisão foi modelado utilizando o Excel, seguindo os passos evidenciados na Figura 1. Assim a Tabela 1, evidencia a matriz de decisão para cada uma das alternativas de acordo com os critérios selecionados.

Tabela 1 – Matriz de decisão

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Utilizando os dados expressos na Tabela 1, normalizou-se os valores pelo critério de maximização, pois entende-se que quanto maior o valor de cada um dos critérios, melhor será para a alternativa. Assim, na Tabela 2 apresenta os resultados normalizados de cada uma das alternativas evidenciando o Desvio padrão, fator Gaussiano e fator Gaussiano normalizado.

Tabela 2 – Valores normalizados

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Assim de posse dos resultados obtidos na Tabela 2, é possível elaborar a Tabela 3 que apresenta os pesos obtidos para cada uma das alternativas.

Tabela 3 – Ranking dos pesos

tabela

Conforme pode-se observar na Tabela 3, a mídia social com maior peso ficou o TikTok, seguido pelo Facebook e posteriormente pelo Instagram.

Eaí, você imaginava?

Post original aqui.

Referências

FATOR.AG. 5 dicas comprovadas para aumentar seu alcance orgânico no Facebook. Disponível em:<https://fator.ag/blog/alcance-organico-no-facebook/#:~:text=Al%C3%A9m%20disso%2C%20quando%20o%20social,torno%20de%202%25%20de%20alcance>. Acesso em: set 2022.

FAUSTINO, PAULO. TikTok marketing: tudo o que precisa saber sobre a rede social do momento. Disponível em: <https://www.paulofaustino.com/tiktok-marketing/>. Acesso em: set 2022.

KANNAN, P. K. et al. Digital marketing: A framework, review and research agenda. International journal of research in marketing, v. 34, n. 1, p. 22-45, 2017.
M2K – CONSULTORIA E MENTORIA EM MARKETING DIGITAL. Entenda como funciona o alcance orgânico no Instagram. Disponível em: <http://m2kconsultoria.com/entenda-como-funciona-o-alcance-organico-no-instagram/#:~:text=O%20%C3%BAltimo%20dado%20relativo%20ao,ou%20v%C3%ADdeo%20publicado%20por%20voc%C3%AA>. Acesso em: set 2022.

RODRIGUES, JONATAN. Pesquisa indica recursos mais relevantes de mídias sociais + 95 estatísticas de redes em 2022. Disponível em: <https://resultadosdigitais.com.br/marketing/estatisticas-redes-sociais/>. Acesso em: set 2022.

SANTOS, Marcos; DE ARAÚJO COSTA, Igor Pinheiro; GOMES, Carlos Francisco Simões. Multicriteria decision-making in the selection of warships: a new approach to the AHP method. International Journal of the Analytic Hierarchy Process, v. 13, n. 1, 2021.
VOLPATO, BRUNO. Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2022, com insights e materiais. Disponível em: <https://resultadosdigitais.com.br/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/>. Acesso em: set 2022.

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Deoclécio Junior Cardoso da Silva

Doutorando em Administração(PPGA/UFSM), Mestre em Engenharia de Produção (PPGEP/UFSM). Bacharel em Administração(URI/Santo Ângelo) e Licenciado em Gestão e Negócios pelo Programa especial de Graduação de Formação de Professores Para A Educação Profissional (PEG/UFSM). Atuou como professor substituto no Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul, nos cursos de Bacharelado em Administração, Tecnólogo em Gestão Pública e Técnico em Administração do Ensino médio integrado. Experiência nas áreas de Qualidade em serviços; Métodos multicritérios (Fuzzy TOPSIS, Fuzzy AHP, AHP), Fuzzy Delphi. Membro do Grupo de Pesquisa em Comportamento inovador, Estresse e Trabalho - GPCET, MUTARE - Grupo de Pesquisa em Mudanças Organizacionais, Inovação e Comportamento Organizacional e VIA Estação Conhecimento.

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