Logo SebraeHub

Living Lab SebraeHub em operação

Para o SebraeHub e o Grupo VIA, 2023 iniciou junto às atividades das empresas selecionadas no Programa Living Lab, voltadas para soluções inovadoras em GovTechs. Veja abaixo como foi o processo seletivo para o Programa, quais as empresas foram selecionadas e quais as próximas atividades a serem desenvolvidas.

Sobre o Living Lab do SebraeHub

Os Living Labs, ou laboratórios vivos, são tipologias de innovation habitats, que promovem a inovação aberta. No geral, abordam o envolvimento específico das partes interessadas em cenários inovadores.

O Programa Living Lab do SebraeHub tem como objetivo selecionar, testar e validar soluções inovadoras que podem resolver desafios nas cidades, visando melhorar os ambientes para o desenvolvimento territorial. Teve seu edital lançado em Setembro de 2022 e desde lá diferentes etapas compuseram o processo de seleção das empresas participantes. Entrevistas e momentos de planejamento são exemplos dessas importantes etapas realizadas para selecionar as empresas para o Programa.

Ao final do processo de seleção, em Dezembro de 2022, foram anunciadas as oito empresas selecionadas para participarem do Programa e terem suas soluções testadas em ambientes reais das prefeituras de diferentes cidades de Santa Catarina. As empresas selecionadas foram as seguintes: AddedLab Inovação em Governo, Avaliando Brasil, Corpia, RDO APP, Smart Tour Brasil, Tordata Inteligência Turística, TuristaRV e Zapform.

A partir de agora, as empresas selecionadas passarão por um processo de implantação de seus projetos piloto de soluções inovadoras em GovTechs, junto ao ambiente real das prefeituras. Esta implantação e o desenvolvimento das atividades das empresas dentro das prefeituras, com o apoio dos mentores do Living Lab, configuram-se como a etapa de testes do Programa. Após isso, as empresas passarão pela etapa de qualificação, sendo avaliadas quanto à sua validação nas prefeituras e o potencial da solução para contratação futura e escalabilidade no mercado.

Destaca-se que, dentre os diversos parceiros do Programa, o Grupo VIA insere-se como o parceiro responsável pela metodologia utilizada no Living Lab, tanto no processo seletivo, quanto no decorrer das atividades no ambiente real. Esta metodologia e o programa em si proporcionam aos participantes oportunidades de networking, aplicabilidade das suas soluções em um ambiente prático, mentorias e orientações sobre negócios, além de uma possibilidade de crescimento das soluções e das empresas.

The following two tabs change content below.

Juliana Duarte Ferreira

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). Integrante do Grupo de Pesquisa VIA Estação Conhecimento. Estuda sobre a temática de gestão da propriedade intelectual.

Latest posts by Juliana Duarte Ferreira (see all)