E Book CidadesCriativas Page 0084

Leitura sugerida: “Conhecendo as Cidades Criativas do Brasil”

Recentemente, mais um e-book foi publicado no site do VIA Estação Conhecimento. Desta vez, a temática foi sobre as cidades criativas, com foco nos casos brasileiros, reconhecidos até o ano de 2021. Siga nesta leitura para saber mais sobre o e-book “Conhecendo as Cidades Criativas do Brasil” e, em seguida, acesse-o clicando aqui.

Capa da leitura recomendada.

E-book “Conhecendo as Cidades Criativas do Brasil”.

 

Quais cidades brasileiras estão na Rede de Cidades Criativas?

A Rede de Cidades Criativas (Creative Cities Network) foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e reconhece que as cidades, de todo o mundo, podem se inserir em sete campos criativos, isto é, Artesanato e Artes Populares, Artes Midiáticas, Filme, Design, Gastronomia, Literatura e Música.

Doze cidades brasileiras possuem o título de cidade criativa reconhecido pela UNESCO. São elas: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), na temática de design; Salvador (BA) e Recife (PE), na categoria de música; João Pessoa (PB), no grupo de artesanato e artes populares; Santos (SP), no tema de filme; e Campina Grande (PB), no seguimento das artes midiáticas.

As primeiras cidades brasileiras a participarem deste seleto grupo foram Florianópolis e Curitiba, no ano de 2014. Nos anos seguintes, novas cidades do Brasil foram inseridas no grupo, recebendo, assim, um reconhecimento internacional. Recife e Campina Grande são as cidades que possuem inserção mais recente ao grupo, feitas em 2021.

Linha do tempo de ingresso das cidades brasileiras na Rede de Cidades Criativas presente na leitura do livro.

Anos de ingresso das cidades brasileiras na Rede de Cidades Criativas.

Do que trata a leitura recomendada?

O e-book “Conhecendo as Cidades Criativas do Brasil” destina-se àqueles que possuem interesse em conhecer com maiores detalhes as cidades criativas do Brasil e algumas ações de economia criativa feitas nestes centros urbanos. O objetivo da publicação foi celebrar a realização do “I Encontro Internacional de Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável”, ocorrido em 2021. Constitui-se como um material rico em exemplificações de práticas reais das cidades brasileiras, por meio do qual se compreende a importância das cidades criativas para o crescimento social, econômico, cultural e inovador dos territórios.

A partir de uma leitura dinâmica e de fácil compreensão, este livro virtual é organizado conforme os grupos criativos, iniciando pelos casos do campo da gastronomia, o qual possui a maior quantidade de cidades brasileiras. Cada uma das dozes cidades criativas é apresentada a partir de suas características principais, como história de criação, atores envolvidos, atividades realizadas, público alcançado, setores e atividades abrangidos, eventos realizados, dentre diversas outras informações.

O Brasil faz jus aos títulos recebidos, pois as cidades brasileiras buscam cumprir, na prática, a missão da Rede de Cidades Criativas em colocar a criatividade e as indústrias culturais no centro de seus planos de desenvolvimento e cooperar ativamente em nível internacional.

Acesse também as seguintes sugestões de leitura e saiba mais sobre as cidades criativas:

The following two tabs change content below.

Juliana Duarte Ferreira

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). Integrante do Grupo de Pesquisa VIA Estação Conhecimento. Estuda sobre a temática de gestão da propriedade intelectual.

Latest posts by Juliana Duarte Ferreira (see all)