CENTROS DE EFICIÊNCIA EM SUSTENTABILIDADE URBANA

O projeto busca desenvolver estudo de implantação de um Centro de Eficiência Urbana para identificação e demonstração de tecnologias aplicadas para uma maior eficiência nas dinâmicas urbanas e simulação baseada em evidências com vistas a tornar a cidades mais inteligentes.

O projeto tem financiamento do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Atua de forma conjunta com a Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade de Brasília. No estado de Santa Catarina o protagonismo é da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, idealizadora do projeto.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, como forma piloto, lançaram o Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana – CESU de Teresina. Constitui-se como uma unidade que realiza a avaliação de soluções de empresas antes de serem adotadas na modernização de cidades. Para conferir o CESU de Teresina acesse: CESU TERESINA.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI lança os Centros de Eficiência em Sustentabilidade Urbana – CESU. Conheça o que já está em implantação no Brasil.

Edições Publicadas

Eficiência urbana em cidades inteligente e sustentável : conceitos e fundamentos.
Este documento apresenta informações estratégicas para os diversos atores do ecossistema de inovação das cidades especialmente considerando seu alinhamento conceitual e estratégico para a aplicação de práticas nas cidades inteligentes e sustentáveis em busca de territórios mais eficientes em sua gestão e consequentemente possam impactar a qualidade de vida do cidadão.

Tecnologias para eficiência, inteligência e sustentabilidade urbana: conceitos, fundamento e aplicações.
O documento Tecnologias para eficiência, inteligência e sustentabilidade urbana: conceitos, fundamentos e aplicações é destinado a subsidiar o Programa de Eficiência em Sustentabilidade Urbana e às equipes que estarão responsáveis por implantar os Centros de Eficiência em Sustentabilidade Urbana e, consequentemente realizar sua operação, manutenção e monitoramento.

Panorama brasileiro da legislação aplicada às cidades inteligentes e sustentáveis.
Este documento apresenta informações estratégicas para os diversos atores do ecossistema de inovação das cidades e busca demonstrar o status das regiões brasileiras com vistas aos mecanismos legais de apoio para a implantação de estratégias de transformação das cidades e que consequentemente levem os municípios a serem mais eficientes em sua gestão e consequentemente possam impactar a qualidade de vida do cidadão, sob o conceito de cidades inteligentes e sustentáveis.

Práticas internacionais de cidades inteligentes e sustentáveis.
O presente documento faz parte da estratégia nacional de Eficiência em Sustentabilidade Urbana da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Sua publicação contempla um conjunto de documentos sobre o tema que envolve o conhecimento acerca das cidades inteligentes e sustentáveis e sua eficiência urbana, tecnologias para as cidades, as políticas públicas associadas ao conceito das cidades inteligentes e sustentáveis.

Políticas públicas associadas ao conceito de sustentabilidade urbana.
Este documento demonstra que para as profundas transformações, não basta falar apenas  de tecnologia, é preciso promover um verdadeiro alinhamento estratégico das esferas e poderes para uma articulação que integre o planejamento e atuação
das cidades.

Guia de operacionalização das formações de eficiência em sustentabilidade urbana.
O documento Guia de operacionalização das formações de Eficiência em Sustentabilidade Urbana é destinado aos integrantes da Rede de Centros de Eficiência em Sustentabilidade Urbana, responsáveis pela operacionalização das formações a serem ofertadas para os Centros de Eficiência em Sustentabilidade Urbana.

Guia de implantação e operação da Rede de Centros de Eficiência
em Sustentabilidade Urbana.
O documento destina-se também a mantenedores e patrocinadores ou ainda stakeholders que estejam
interessados em apoiar as operações da Rede e de seus Centros de Eficiência em Sustentabilidade Urbana em
busca da melhoria das cidades e da qualidade de vida dos cidadãos.

Guia de implantação e operação dos Centros de Eficiência em
Sustentabilidade Urbana.
Este guia apresenta informações estratégicas para os diversos atores do ecossistema de inovação das cidades e busca demonstrar a importância não apenas das chamadas experimentações, como os espaços de teste, validação, avaliação e simulação, mas também de ações que levem os municípios a serem mais eficientes em sua gestão e consequentemente impactem a qualidade de vida do cidadão.

Guia de estrutura e instrumentos jurídicos para a atuação dos
Centros de Eficiência em Sustentabilidade Urbana.

PARCEIROS

Credito Foto de Capa : Eneas Barros