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Como os dados podem otimizar a mobilidade urbana?

Uma cidade inteligente aposta em tecnologias capazes de monitorar e levantar uma série de dados que, ao serem analisados, podem gerar informações relevantes para o enfrentamento de desafios urbanos, com a melhor condução de políticas públicas e a disseminação do conhecimento para a população em geral. 

Dentre os tantos desafios das metrópoles contemporâneas, a mobilidade é uma das principais pautas entre gestores, profissionais e pesquisadores. A mobilidade é relacionada à dinâmica urbana, aos trânsitos e rotinas do cotidiano, à qualidade do ar e meio ambiente e ao aproveitamento do uso do solo. Ainda assim, a maioria das cidades do mundo apresenta altos índices de congestionamento, poluição do ar e superlotação de transportes públicos. 

Diante deste cenário e das possibilidades de um desenvolvimento urbano mais inteligente, muitas tecnologias vêm sendo utilizadas para a otimização do transporte e fluxo urbano. Nesse sentido, apresentam-se a seguir duas iniciativas que, através da coleta e oferta de dados, auxiliam a mobilidade nas cidades. 

 

Painel Trancity e os dados do sistema de transporte municipal

Trancity é um projeto desenvolvido pela empresa brasileira Scipopulis. A empresa surgiu em 2014 como uma start up voltada à tecnologias e inovações na mobilidade urbana [1] e já ganhou diversos prêmios de soluções inovadoras, dentre eles o 1º Demoday Mobilab, com o “Aplicativo Coletivo”, que informa a previsão de chegada dos ônibus nos pontos de parada, e o prêmio Connected Smart Cities [2]. Em 2019, a Scipopulis foi adquirida pela Green4T, empresa também brasileira, mas que atua na América Latina desenvolvendo soluções de tecnologia e infraestrutura digital [2].

O painel Trancity contribui com a gestão de sistemas de transporte das cidades ao fornecer um amplo banco de dados monitorado em tempo real sobre a mobilidade e a rede de ônibus municipal. O projeto utiliza recursos de machine learning, processamento em nuvem e análise de dados derivados de um histórico de circulação das pessoas, imagens de câmeras instaladas nas cidades e outras informações computadas e fornecidas pelas prefeituras municipais [3]

 

Painel Trancity. Fonte: SCIPOPULIS. Disponível em: https://scipopulis.com/.

 

A plataforma permite acompanhar os dados sobre as emissões de gases poluentes, a circulação das frotas em rotas e linhas geográficas, o número de passageiros transportados, a quantidade de veículos e viagens, velocidade média, tempo de trajeto e quilômetros percorridos por cada ônibus do município. Os dados podem ser organizados em relatórios visuais diários ou em períodos de horários, dependendo das necessidades e critérios de análise.

Com o acesso a estas novas camadas de informações, a gestão pública é capaz de planejar e realizar ações estratégicas e eficazes mais rapidamente, fornecendo um transporte com maior qualidade à população. O painel Trancity auxilia, por exemplo, no ajuste da quantidade de veículos em circulação de acordo com a demanda em diferentes horários do dia ou até na avaliação do cumprimento de metas de redução de emissão de gases poluentes.

Em meados de 2020 até março de 2021, a Green4T lançou a campanha “Painel para Todos” [3], na qual ofereceu o painel Trancity gratuitamente para todas as capitais brasileiras e o Distrito Federal, como medida para combater os danos do novo coronavírus. O Trancity mostrou-se eficaz na gestão da oferta de ônibus de acordo com a demanda de passageiros, evitando a superlotação dos transportes em horários de pico e prevenindo os riscos de contágio. Tradicionalmente, o planejamento das frotas de ônibus é baseado nas pesquisas de origem e destino, nem sempre atualizadas e com grandes riscos de erros [3].  

Além de São Paulo e Rio de Janeiro [3], Florianópolis também adotou o painel como solução para gestão do sistema de transporte da cidade. A tecnologia monitora as principais vias e pontos estratégicos da ilha, como a Avenida Beira Mar, Ponte Hercílio Luz até o Ticen, e entre outros acessos, totalizando uma região que inclui a locomoção de ao menos 150 mil passageiros por dia [2]. O Trincity identifica os locais de maior congestionamento de transporte público na capital, auxiliando o poder público em suas tomadas de decisões para modificar trajetos e reorganizar as rotas de ônibus [2].

 

Waze for Cities e os dados do tráfego e infraestrutura viária

O Waze for Cities envolve diversas iniciativas da empresa para promover melhorias na mobilidade urbana. Ao receber dados reportados pelos próprios usuários do aplicativo como também dados de órgãos do governo, o Waze integra em um “mapa vivo”, atualizado em tempo real, todas as informações sobre pontos de congestionamento, ocorrências de acidentes, eventos inesperados, vias interditadas, possibilidades de trajetos e rotas para locais mais seguros. 

 

Aplicativo Waze. Fonte: Unsplash.

 

Um de seus serviços baseia-se no compartilhamento de sua rede de dados de forma personalizada aos seus parceiros. Pode ser utilizado, por exemplo, em casos de eventos globais, que recebem uma grande quantidade de pessoas e turistas, e impactam no tráfego da cidade. Este serviço já foi utilizado pelo centro de operações e tráfego do Rio de Janeiro, quando a cidade foi anfitriã de um campeonato de jogos [4]. 

Já o serviço de Waze Caronas otimiza o fluxo de veículos nas cidades, reduzindo custos, consumo de combustíveis e congestionamentos. O sistema combina passageiros e motoristas que irão percorrer um mesmo trajeto em determinado horário do dia, calculando caronas entre aqueles que necessitam de transporte e aqueles com veículos motorizados.

Por fim, o Waze Beacons consiste na instalação de um hardware micro controlador de baixo custo e baixo consumo de energia nos túneis ou estacionamentos subterrâneos. A tecnologia utiliza bluetooth para garantir a conexão ao sistema de navegação digital durante o trajeto nesses locais de menor acesso ao sinal, permitindo uma viagem mais segura aos motoristas. 

Referências

[1] BRITO, Sabrina. Startup cria soluções de mobilidade urbana para usuários e gestores. Jornal da USP, abr., 2018. Disponível em:https://jornal.usp.br/universidade/startup-cria-solucoes-de-mobilidade-urbana-para-usuarios-e-gestores/. Acesso em: 17 set., 2021. 

[2] REVISTA NEWS. Florianópolis adota tecnologia brasileira para gerenciamento do transporte coletivo. Revista News, jul., 2021. Disponível em: https://revistanews.com.br/2021/07/16/florianopolis-adota-tecnologia-brasileira-para-gerenciamento-do-transporte-coletivo/. Acesso em: 17 set., 2021. 

[3] INFOCHANNEL. Green4T oferece gratuitamente plataforma digital para gestão da oferta de ônibus. Info Channel, jun., 2021. Tecnologia. Disponível em:https://inforchannel.com.br/2020/06/29/green4t-oferece-gratuitamente-plataforma-digital-para-gestao-da-oferta-de-onibus/. Acesso em: 17 set., 2021. 

[4] WAZE MOBILE. Estudo de caso: Melhorias nas vias do Rio. Waze, c2021. Disponível em:https://www.waze.com/pt-BR/wazeforcities/casestudies/improving-the-road-to-rio. Acesso em: 17 set., 2021. 

 

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Aline de Camargo Barros

Graduada em Arquitetura (SENAC - SP) e mestranda em Design (UDESC), investiga projetos inseridos no ambiente urbano, suas diretrizes e possibilidades diante das inovações tecnológicas da realidade contemporânea, buscando um viés centrado nas necessidades e demandas do cidadão e da comunidade.

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