FORMAÇÃO | GAMIFICAÇÃO

METODOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM

As metodologias de aprendizagem da VIA se associam à formação docente e à capacitação de crianças, jovens e adultos com foco em inovação e empreendedorismo, por meio de práticas e ferramentas como gamificação, resolução de problemas, workshops e cursos.

Formação docente baseada em técnicas de inovação

O VIA possui uma metodologia própria para o compartilhamento de conhecimento e formação docente. Baseando-se em processos de inovação, e com apoio de ferramentas inovadoras, o grupo capacita professores em diferentes conceitos e práticas, tendo como ação final o planejamento de projetos escolares ou, ainda, planos de aula para implementação real.

Capacitação de mais de 300 professores nos anos de 2017 e 2018 nos temas “cidades inteligentes” e “cidades inovadoras”, no Centro de Educação Continuada (CEC) da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Florianópolis, passando pela apropriação e aprofundamento dos principais conceitos até o desenvolvimento do plano de atividades e utilização de recursos didáticos, com o objetivo de torná-los multiplicadores nas escolas.

Gestão do Conhecimento

Atuando em conjunto com a coordenadoria de estágio do curso de Engenharia de Materiais, ao longo dos anos, tem-se realizado ações que buscam otimizar a busca de estágio, mapeando laboratórios, empresas nacionais e internacionais. O objetivo principal tem sido melhorar a jornada discente de atuação profissional.

Juntamento com os alunos de graduação da turma de  Engenharia e Gestão do Conhecimento foi desenvolvido um conjunto de ferramentas para o estudo e aplicação da ISO 30401, Knowledge management systems —Requirements. As ferramentas tiveram o foco no contexto da organização, necessidades e expectativas dos stakeholders, cultura de gestão do conhecimento e auditoria interna.

Gamificação para aprendizagem da inovação

A gamificação compreende o uso da mecânica de jogos para aumentar a motivação, concentração e outras atitudes positivas comuns em jogos, mas em um contexto de não jogo. A metodologia da VIA abrange etapas que: definem o conceito que o jogo será embasado com apoio da literatura, idealizam o jogo em um ciclo com validações internas, e prototipam o seu design final, também baseado em um ciclo de validações.

O jogo é constituído por um tabuleiro guia que ilustra quais componentes pertencem a cada uma das seis dimensões de uma cidade inteligente (mobilidade, economia, estilo de vida, meio ambiente, governança e pessoas). O objetivo é que os jogadores observem os símbolos das cartas no tabuleiro, criando relações entre as figuras e as dimensões de uma cidade inteligente, assim fixando os conceitos das cidades.

Percorrendo Cidades Inteligentes é um jogo de tabuleiro que tem por objetivo percorrer um caminho identificando elementos que compõem cada uma das dimensões de uma cidade inteligente. A cada lançamento o jogador se aventura em conhecer as possibilidades das cidades e a obter conhecimentos sobre atitudes positivas e negativas para a busca do conceito de uma cidade inteligente.

O dominó estimula a atenção e raciocínio, sendo constituído por peças que apresentam, de um lado, o nome de uma das seis dimensões de cidades inteligentes e, do outro, um desenho correspondente à cada uma das dimensões. Como forma de dificultar o jogo, desenvolver as habilidades de leitura e estimular as relações entre dimensão e elementos de uma cidade inteligente, os jogadores devem fazer a ligação entre as peças unindo o nome das dimensões a seus respectivos elementos (desenhos).

O Jogo da Memória tem por objetivo promover a atenção e raciocínio. Como forma de promover habilidades de leitura e as relações entre dimensões e elementos de uma cidade, para formação dos pares foram consideradas uma carta com o nome da dimensão e uma carta com elementos correspondentes. Assim, as duplas de cartas esperadas como acertos são a dimensão e o elemento correspondente da dimensão.

O Jogo das Cidades busca promover a disseminação e discussão dos resultados da Pesquisa de Opinião Pública (POP) e do Relatório Anual de Progresso dos Indicadores (RAPI), ambos realizados no ano de 2017 pela Rede Ver a Cidade, uma rede de monitoramento cidadão nas cidades de Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Palmas e Vitória. A Rede foi constituída como parte do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis (CES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Fundo Sociaoambiental da Caixa, e a empresa Baobá Práticas Sustentáveis.

Como o RAPI e o POP trazem informações de natureza diferente eles são jogados separadamente, ou seja, o Jogo das Cidades contém dois jogos, um com o baralho o POP e outro com o RAPI. Ainda se tem o baralho de cartas-pergunta, com perguntas referentes às características sustentáveis das cidades brasileiras.

O jogo Mente Empreendedora atua nas capacidades empreendedoras, transformando o empreendedorismo em um estilo de vida, por meio de desafios com situações cotidianas de uma criança do ensino fundamental e atividades realizadas dentro de um laboratório maker. Constituído por cartas divididas entre atitudes positivas e atitudes negativas, e desafios e situações no tabuleiro que incentivam a criança a pensar ao tomar decisões, o jogo tem como objetivo terminar a trilha com o maior número de recompensas em mão.

O Jogo Winners trabalha conhecimentos sobre o mercado de trabalho e empreendedorismo, além de abordar habitats de inovação, legislação vigente e atores do ecossistema de inovação. Nele, os jogadores são investidores e empreendedores que estão tentando dominar o mercado criando startups e grandes empresas. O Governo faz uma série de incentivos que proporcionam recursos às startups e às grandes empresas, indicados por uma roleta de valorização do mercado. Durante as jogadas, as interações do mercado acontecem para que a economia continue sempre ativa. Aos jovens empreendedores cabe tentar se estabelecer nesse ambiente altamente competitivo.

O jogo de Propriedade Intelectual proporciona aos jogadores o conhecimento de conceitos inerentes à propriedade intelectual, bem como com as infrações cometidas contra suas normas. Com o jogo é necessário administrar os valores recebidos e títulos adquiridos. A intenção é aproximar os conceitos básicos relativos à propriedade intelectual, tais como patentes, desenho industrial, marcas e direitos autorais. Além desses conceitos, a criançada também aprende de forma descontraída sobre os prejuízos decorrentes da aquisição, venda e utilização de produtos não originais.

Da VIA para o Mundo é um jogo criado para a disciplina de Habitats de Inovação da graduação. Durante a disciplina todas as tipologias de habitats de inovação são apresentadas para os alunos, que ao fim do semestre participam do jogo. O jogo aborda os conceitos dos habitats, assim como exemplos práticos nacionais e internacionais que são passados durante a disciplina.

Este é um jogo de fixação de conceitos. O tema abordado são os atores dos ecossistemas de inovação: público, empresarial, de conhecimento, fomento, institucional, sociedade civil e habitats de inovação. Desta forma os jogares precisam associar as ilustrações dos atores com as suas definições.

Jogo de fixação de conceitos. O tema abordado são as tipologias de cidades: criativas, sustentáveis, inteligentes e inovadoras. Desta forma os jogares precisam associar as suas definições com cada uma das tipologias.