Header oficial

II Encontro Internacional de Territórios Criativos
para o Desenvolvimento Sustentável

O grupo VIA Estação Conhecimento do EGC-UFSC e a UrbsNova apresentam o II TCDS que dará continuidade ao legado da edição de 2021 celebrando e potencializando as tipologias urbanas conectadas com os setores criativos e culturais. Para este ano, o tema central será o futuro dos territórios  criativos sob o lema “O Futuro é Criativo!”. Desta forma, o evento buscará compreender como os novos paradigmas sociais, culturais e econômicos, as novas tecnologias e a inovação, impactam a economia criativa e os territórios criativos.

O que são territórios criativos?

Os territórios criativos, por um lado, são espaços que sofreram uma transformação da sua aparência, da sua imagem, que incorporam uma estética diferenciada, o que, consequência, faz surgir um ambiente urbano dinâmico que estimula a criatividade das pessoas que circulam ali e despertam o interesse do cidadão. De outro lado, se tem um território onde se reúnem e articulam negócios da economia criativa, como artistas, galerias, arquitetos, designers, antiquários, etc, formando um verdadeiro ecossistema e valorizando a identidade urbana. O conteúdo dos territórios criativos pode ser tanto estético quanto econômico. Na prática, espera-se que os territórios criativos combinem esses dois conteúdos em diferentes graus e extensão. Um território nunca é um “espaço” único e isolado. Pode ser uma parte da cidade, seja um conjunto de quadras, um ou mais bairros, e, nesse caso, é um distrito criativo. Pode ser toda a cidade, desde que articulada, e seria então uma cidade criativa. E pode ser também uma região criativa, quando reúne e articula várias cidades próximas.

PALESTRANTES

DATA

18 e 19 de Agosto

INSCRIÇÕES

Quer submeter seu artigo para o II  Encontro Internacional de Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável ?

O I TCDS

A primeira edição aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro de 2021, de forma online e gratuita, em parceria com a UrbsNova – gestora do Distrito C – Distrito Criativo de Porto Alegre. A 1º edição contou com 10 palestras, 05 painéis e uma apresentação de trabalhos acadêmicos, totalizando mais de 20 speakers, de 09 países diferentes e mais de 2200 visualizações. Como fruto da 1º edição do evento, também houve a publicação do livro “Encontro Internacional de Territórios Criativos para o desenvolvimento sustentável”.

Relembre como foi a primeira edição do encontro com os videos abaixo: 

Mapa Georeferenciando os Distritos Criativos pelo mundo :

Experiências de Territórios Criativos
Série de encontros que antecedem o Encontro Internacional de Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável

Realização

logo c

Apoio