777x412xfit BPmMmKfeBPFXOub7M3MMWGBi7WyAEnnnlWM7D2kO

Inovação na construção civil: 3D printing

Os avanços da tecnologia de impressão 3D na construção civil

Os avanços de tecnologia na construção civil auxiliam no desenvolvimento de cidades. Thus, a inovação nesse setor busca aumentar a velocidade de produção, redução de custos, além de propor a sustentabilidade. That way, o avanço da tecnologia no setor auxilia no gerenciamento da obra e aumento da produtividade. A aplicação da impressão 3D na construção civil é variada. Pode ser utilizada desde a concepção de maquetes até a construção de paredes.

Confira mais sobre inovação na construção civil e conheça a realidade virtual aplicada!

Os benefícios da impressão 3D

Dentre os benefícios encontrados na impressão 3d estão:

  1. Menos desperdício: maior precisão dos materiais;
  2. Permite o desenvolvimento de estruturas mais arrojadas;
  3. Mão de obra reduzida devido a automatização;
  4. Redução no tempo de construção.

Os usos

Maquetes

O uso de maquetes impressas em escala reduzida permite a visualização dos ambientes e de estruturas por parte de arquitetos e engenheiros. Thus, os profissionais por meio dos protótipos podem planejar como sera feito o canteiro de obras e entender a organização de elementos. Besides, a impressão das maquetes reduz os custos na produção desse material e o tempo de fabricação.

Contour Crafting

A tecnologia foi desenvolvida na University of Southern California, sendo as primeiras publicações de 1998. O método de construção automatizada por computador propõe uma construção rápida, fácil e econômica. Bem como, a tecnologia está dividida em fases. A impressora 3d se movimenta em uma estrutura de trilhos e utiliza da argamassa.

A primeira busca desenvolver a tecnologia básica para imprimir estruturas de residencias em uma única vez. Já a fase II pretende expandir o sistema para estruturas maiores, comunitárias e multiresidenciais. Sendo ainda incluso métodos automatizados para encanamentos, rede elétrica e acabamentos. Por fim, a fase III propõe a utilização do Contour Crafting para a construção de comunidades. Thus, pretende-se implantar aspectos de gerenciamento de obra e feedback na tecnologia.

Concrete Printing

A Loughborough University desenvolveu um processo chamado de Concrete Printing. A tecnologia de impressão 3d possui o processo de construção com base em extrussão de argamassa e cimento.

D-Shape

Outro processo de impressão 3d é o D-Shape, desenvolvido por Enrico Dini. O processo utiliza da deposição de pó seletivamente endurecido através da aplicação local de um material ligante. Thus, as camadas de areia são colocadas com a espessura desejada e então são compactadas. Quando a peça é concluída, a peça é escavada para fora da camada de pó solto.

Impressão 3d na Sagrada Família

A utilização da prototipagem de peças 3d está sendo utilizada desde 2001 para acelerar a construção da obra de Gaudí, a Sagrada Família. Os detalhes construtivos artesanais da obra que fica localizada em Barcelona foram substituídos por peças 3d. That way, o uso da impressora 3d permitiu a materialização dos detalhes construtivos em poucas horas com precisão.

Quer saber mais sobre os ambientes maker? Confira aqui

REFERÊNCIAS:

PORTO, Thomás Monteiro Sobrino. Estudo dos avanços da tecnologia de impressão 3D e da sua aplicação na construção civil. Rio de Janeiro, 2016.

The following two tabs change content below.

Maria Eduarda Zanella

Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Movida por desafios, busca aprender mais sobre inovação, cidades criativas e humanas e levar o conhecimento a comunidade, fazendo de alguma forma um mundo melhor.

Latest posts by Maria Eduarda Zanella (see all)