Gestão do conhecimento: conceito e objetivo
Afinal, você sabe o que é gestão do conhecimento?
A gestão do conhecimento é um área interdisciplinar que começou a se desenvolver no século XX quando as organizações perceberam que o conhecimento é um bem tão ou mais importante que os outros para o seu sucesso. Para Servin e De Brun (2005), a gestão do conhecimento trata da utilização do conhecimento para o alcance dos objetivos da organização, tendo por objetivo gerar uma vantagem competitiva (LEOCÁDIO; SANTOS, 2008). Esta é inicialmente pautada na aplicação de uma abordagem sistemática para captura, estrutura, gerenciamento e disseminação de conhecimento na organização, possibilitando a redução da carga trabalho, a aceleração no seu tempo de realização, a melhoria da tomada de decisão, a criação de boas práticas e etc (DALKIR, 2013).
O conhecimento e seus componentes
Um dos principais desafios das organizações contemporâneas é transformar o conhecimento tácito que ela possui e necessita em conhecimento explícito, portanto mais facilmente compartilhável, para a sua própria sustentabilidade. Além disso, o conhecimento organizacional também é composto por aprendizados e experiências passadas, as quais precisam ser preservadas, considerando que: enquanto as organizações criam e compartilham conhecimento, também podem perder ou esquecer o conhecimento que possuem. Assim, gerenciar a base de conhecimento de uma organização engloba alguns processos específicos, como: extração e armazenamento de conhecimento, compartilhamento de conhecimento e criação de conhecimento.
Os pilares da gestão do conhecimento
A gestão do conhecimento pode ser dividida em três pilares: processos, pessoas e tecnologia (SERVIN; DE BRUN, 2005; DALKIR, 2013; RABABAH et al, 2013) .
- Processos: ferramentas de processamento, auditorias, mapas, avaliação de conhecimento e plano de melhoria ajudam no processo de gestão e permitem que as pessoas obtenham informações de que precisam e quando precisam.
- Pessoas: a realização da gestão do conhecimento ocorre com base em um trabalho coletivo e profissional de pessoas envolvidas e ativas todos os níveis organizacionais, por isso diretamente ligada à cultura da organização.
- Tecnologia: ajuda a conectar as pessoas e as conectá-las com informações e dados que precisam.
O foco da organização deve ser o desenvolvimento de uma cultura propícia à gestão do conhecimento por meio das pessoas, as quais devem ser apoiadas pelos processos apropriados e que podem ser suportados por meio de tecnologia (SERVIN; DE BRUN, 2005).
Gestão do conhecimento na VIA
Quer entender como funcionam algumas ações de gestão e compartilhamento de conhecimento na VIA? Neste artigo discutimos gestão e compartilhamento de conhecimento em grupos de pesquisa e apresentamos os resultamos de dois anos de utilização de tecnologias para realizar estas ações em nosso grupo.
Referências
DALKIR, K. Knowledge management in theory and practice. Routledge, 2013.
LEOCÁDIO, L.; SANTOS, J. Gestão do Conhecimento em Organizações Públicas: transferência de conhecimento suportada por tecnologias da informação e comunicação. In: Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento (KM Brasil), 2008. São Paulo, 2008.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Knowledge management. Porto Alegre: Bookman, 2008.
RABABAH, O. et al. Utilizing Knowledge Management in Education: The Case of” The University of Jordan”. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 8, n. 1, 2013.
SERVIN, G.; DE BRUN, C. ABC of knowledge management. NHS National Library for Health: Specialist Library, 2005.
Rayse Kiane
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