Games

Cultura Maker – VIA Maker

Cultura Maker

A cultura environments é uma extensão contemporânea do movimento DIY (Do-it-yourself), que ao fazer uso de novas tecnologias, incentiva a livre criação e compartilhamento de ideais e projetos realizados pelos próprios entusiastas. Por isso, criou-se o conceito de makerspace (ou espaço environments, em português); que é um local coletivo com o intuito de reunir ferramentas e adeptos da cultura.

Besides, dentro da educação, o ambiente maker mostra-se uma forte ferramenta de aprendizagem. Garantindo um ambiente personalizado de criação e permitindo a expressão da criatividade por parte de alunos e professores.

VIA Maker

Pensando na relevância do makerspace como um habitat de inovação; o grupo de pesquisa VIA – Estação Conhecimento, em conjunto com parceiros empreendedores da região da grande Florianópolis, idealizou um espaço com essas características com metodologia própria. Instalado no Sapiens Parque, o espaço tem como função a inserção de mais um ambiente inovador no ecossistema local.

 

 

 

Estrutura

Jogos VIA

A estrutura do VIA Maker conta com equipamentos para prototipagem rápida, peças de robótica e jogos focados no ensino de conceitos de inovação de empreendedorismo. That way, torna-se um ambiente totalmente propício para a livre criação e aprendizado. O espaço busca envolver crianças, jovens e adultos, principalmente associando as áreas de educação, inovação e cultura empreendedora.

 

Todos os jogos foram elaborados pela própria equipe da VIA. That way, há uma metodologia clara e objetiva de como essas ferramentas interferem positivamente na introdução de conceitos de inovação e empreendedorismo. Eles abrangem conteúdos desde o ensino básico até o ensino superior de forma prática e divertida.

Sendo um dos principais maquinários dos makerspaces, os equipamentos de corte de comando numérico computadorizado (sigla CNC) são o que há de mais acurado no desbaste de peças. Thus, a Due, empresa de equipamento a laser, cedeu um de seus equipamentos. Essa máquina Logo DUE possui além de cortes precisos, a capacidade de marcação nos mais diversos materiais. Besides, é uma tecnologia que permite o máximo aproveitamento das peças, diminuindo os desperdícios comuns em processos de corte manual.

Logo Minibot

Outro conceito indispensável quando falamos em espaço environments é a manufatura aditiva. Com o auxílio da empresa Minibot, o espaço pode contar com uma impressora 3D. Thus, a prototipação de peças de poliácido láctico(PLA) tornou-se possível dentro do ambiente. Esse equipamento permite a criação das mais variadas peças impressas camada por camada.Logo Atto

Assim como as necessidades técnicas exigidas no âmbito profissional evoluíram com o passar do tempo, na educação não foi diferente. A Atto Educacional, parceira de São José – SC, disponibilizou ao VIA Maker o seu Kit de robótica educacional. Utilizando uma placa com tecnologia Arduino, torna-se possível a criação dos mais variados projetos. Besides, a interface simples de programação torna uma ferramenta acessível à crianças.

Inauguração

Com o apoio de seus importantes parceiros, o VIA Maker foi inaugurado dia 18/03 . O evento ocorreu no próprio espaço e contou com a participação de toda equipe VIA. O momento foi marcado por falas e agradecimentos dos principais nomes responsáveis por viabilizar o projeto. Em seguida foi realizada uma confraternização.

 

The following two tabs change content below.

Lúcio de Souza Silva

Graduando em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Entusiasta de qualquer atividade relacionada a inovação e tecnologia.