Livro De Cidades Inteligentes

Cidades inteligentes e iniciativas premiadas

Olá, leitores do VIA! Já viram o novo e-book que foi publicado recentemente em nosso site? O título é “Iniciativas de Smart City em Cidades do Mundo: uma análise sobre 14 tipos de premiações de 2017 a 2021“. O conteúdo deste livro é pautado no mapeamento de 14 premiações de projetos inovadores de desenvolvimento urbano inteligente e sustentável, compreendidas entre os anos de 2017 e 2021 e enquadradas em 09 eixos de cidades inteligentes.

Premiações de cidades inteligentes

A estratégia utilizada para identificar os resultados práticos obtidos a partir de iniciativas desenvolvidas nas cidades inteligentes, para compor este e-book, foi considerar as premiações mundiais concedidas a cidades que apoiam iniciativas de desenvolvimento inteligente. Diante disso, as premiações analisadas foram as seguintes:

City on a Cloud: identifica e apoia aqueles que desenvolvem projetos que impactam positivamente as comunidades, nas categorias de qualidade de vida, criação do futuro, futuros brilhantes e agentes transformadores.

Connected Smart Cities: reconhece projetos que contribuem para a construção de cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas, atendendo as necessidades dos cidadãos.

ETGovernment.com Annual Smart Cities Awards: seleciona as melhores iniciativas nas categorias transporte e mobilidade, iniciativa digital, aplicativo móvel, parceria público-privada, segurança, água e saneamento, startups, estacionamento inteligente, educação inteligente, saúde inteligente e cidade inteligente.

FIA Smart Cities Global Startup Contest: identifica e apoia as empresas de tecnologia mais inovadoras e impactantes do mundo no ecossistema de cidades inteligentes.

IDC Smart City Asia Pacific Award: reconhece os projetos de cidades inteligentes nos países da Ásia-Pacifico, indica o progresso das cidades ao longo dos anos e fornece um fórum para compartilhar as melhores práticas das mesmas.

LATAM Smart City Awards: reconhece atores públicos e privados que implementam projetos inovadores e sustentáveis em
cidades e territórios da América Latina.

Prêmios Ciudad: divulga os responsáveis pelas propostas mais inovadoras da Espanha e pelas iniciativas comprometidas socialmente, com impactos que marcarão o futuro das cidades do mundo.

Prêmio Innovaciudad Colombia: reconhece iniciativas que contribuem para melhorar a qualidade de vida nas cidades da Colômbia, a partir de cases ou projetos que causaram impactos positivos e reconhecidos pela sociedade.

Smart 50 Awards: reconhece anualmente projetos globais de cidades inteligentes.

Smart Cities Awards: reconhece novas soluções de tecnologia, lideranças visionárias e projetos inovadores de cidades inteligentes da Austrália e da Nova Zelândia.

Smart Cities Awards UNESCO-Netexplo: diferente das demais premiações, é um observatório francês que analisa o impacto da tecnologia digital na sociedade e nos negócios.

Smart Cities Índia Expo: apresenta os principais setores que compõem a estrutura de cidades inteligentes, incluindo edifícios, energia solar, transporte e água.

WeGO Awards: reconhece e promove as iniciativas de cidades inteligentes que usam Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

World Smart City Awards: recebe propostas de diferentes partes do mundo e reconhece projetos inovadores e ideias estratégicas que promovem o desenvolvimento urbano inteligente.

Eixos de cidades inteligentes

Os projetos reconhecidos por estas premiações foram analisados e divididos sob a perspectiva dos nove eixos de cidades inteligentes expostos por Depiné e Teixeira (2021). Cada um destes eixos possui elementos centrais que os caracterizam e, ainda, incorporam os eixos de infraestrutura e tecnologia. Ao final, todos se combinam em um funcionamento sinérgico que resulta na eficiência da cidade inteligente e sustentável. Compreenda melhor observando a imagem abaixo.

Eixos de cidades inteligentes e sustentáveis

Eixos de cidades inteligentes e sustentáveis

 

Portanto, no e-book, foram analisados 608 projetos, sendo que 121 destes foram elencados no eixo de mobilidade, 114 no eixo de meio ambiente, 105 no eixo de governança, 70 no eixo de pessoas e comunidade, 62 no eixo de segurança, 61 no eixo de economia, 32 no eixo de saúde, 30 no eixo de educação e 13 no eixo de cultura.

Os projetos do eixo de economia estão interligados a fatores que impulsionam a economia turística, a economia circular, a inovação aberta, a agricultura inteligente e o desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias criativas.

Os projetos do eixo de educação envolvem soluções e tecnologias que inovam em métodos, conteúdos, ferramentas, instrumentos e ambientes de ensino e aprendizagem, promovendo e impulsionando a educação dos cidadãos nas cidades.

Os projetos do eixo de saúde introduzem inovações no atendimento e diagnóstico médico e tecnologias que tornam os serviços de saúde mais eficientes e acessíveis a toda população.

Os projetos do eixo de segurança abordam soluções para melhoria da gestão e de serviços de segurança pública contra tipos de violência, criminalidade, ameaças digitais, acidentes e fenômenos e desastres naturais.

Os projetos do eixo de pessoas e comunidades relacionam-se a iniciativas que consideram a colaboração e a participação cívica nos processos, o protagonismo público e o empoderamento dos cidadãos através da disseminação de informações.

Os projetos do eixo de meio ambiente tratam de soluções inovadoras e tecnologias que buscam por fontes renováveis e sustentáveis, eficiência energética, reciclagem e logística reversa, consumo consciente, construções e processos sustentáveis,
preservação e reaproveitamento da água, tratamento e destinação de esgoto e preservação e recuperação de biomas.

Os projetos do eixo de cultura incluem iniciativas que incentivam as linguagens, as artes, o turismo, a arquitetura e a criatividade, dentre outros elementos culturais.

Os projetos do eixo de mobilidade abordam iniciativas voltadas a uma mobilidade ativa e menos poluente, com a implementação de veículos elétricos, transporte compartilhado e sob demanda e outras tecnologias que auxiliam a gestão do trânsito.

Os projetos do eixo de governança tratam de práticas ou ferramentas que transformam a gestão pública das cidades, visando estabelecer parcerias, estratégias de tomadas de decisões e trocas transparentes entre cidadãos e governo.

Como pode ser percebido, essa publicação é composta por um vasto conteúdo relacionado às cidades inteligentes, as iniciativas que as caracterizam e as dimensões que as compõem. O destaque está em apresentar iniciativas que foram postas em prática nos territórios e surtiram efeitos positivos na busca por soluções que realmente impactam no cotidiano das pessoas. Portanto, este e-book foi feito para você que quer aprender mais sobre cidades inteligentes e suas iniciativas de sucesso!

Referências

DEPINÉ, A.; TEIXEIRA, C. S. Eficiência urbana em cidades inteligentes e sustentáveis: conceitos e fundamentos. São Paulo: Perse, 2021.

The following two tabs change content below.

Juliana Duarte Ferreira

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). Integrante do Grupo de Pesquisa VIA Estação Conhecimento. Estuda sobre a temática de gestão da propriedade intelectual.

Latest posts by Juliana Duarte Ferreira ($see all)