Cerne

Certificadas CERNE 1

Durante a 26ª Conferência da ANPROTEC, realizada em Fortaleza, foram entregues os certificados das incubadoras que conseguiram alcançar os “padrões” da metodologia Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne). Das nove certificadas 3 são de Santa Catarina!

Confira as cerificadas:

Centro de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal de Goiás (CEI-PROINE) – Goiania

Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA) – Florianópolis

Centro Incubador Tecnológico – CIT (FUNDETEC) – Cascavel

Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS (RAIAR) – Porto Alegre

ITNC – Incubadora Tecnológica Softville – Joinville

Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica (IEITEC) – Canoas

Midi Tecnológico – Florianópolis

Núcleo de Incubação do Porto Digital – Recife

Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC) – Natal

 

img_20161017_204718569

O desenvolvimento do modelo Cerne é resultado do esforço empreendido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em resposta à crescente necessidade do movimento brasileiro de incubação em ampliar quantitativa e qualitativamente seus resultados, de forma a aumentar seus resultados para a sociedade.

Denominado Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos, o CERNE visa criar um modelo e padrão de atuação, de forma a ampliar a capacidade das incubadoras em gerarem, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem sucedidos. Com isso, cria-se uma base de referência para que as incubadoras de diferentes áreas e tamanhos possam utilizar elementos básicos para reduzir o nível de variabilidade na obtenção de sucesso das empresas apoiadas.

Diferentes documentos apresentam o modelo Cerne, em três níveis.

Sumário Executivo: Destinado a dirigentes de incubadoras. Apresenta a visão geral, princípios e vantagens da implantação do modelo.

Termo de Referência: Destinado a gerentes, consultores e auditores. Apresenta princípios, estrutura e o detalhamento do modelo, incluindo todos os processos-chave e as práticas-chave que devem ser adotados pelas incubadoras.

Manual de Implantação: Destinado a gerentes, consultores e auditores. Apresenta logística da implantação, planejamento da implantação e detalhamento das práticas. Esse documento busca esclarecer e facilitar o processo de implantação do Cerne, incluindo as evidências a serem apresentadas durante o processo de certificação

Quer saber mais sobre o CERNE?Acesse a ANPROTEC: http://www.anprotec.org.br/cerne/

Veja o vídeo que achamos para você entender o modelo! 🙂

 

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por medio de acciones de educación, investigación y educación. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.