Arduino

Conheça o Arduino e o seu papel no makerspace

Arduino: uma plataforma de prototipagem eletrônica

O Arduino é uma plataforma eletrônica open source composta por hardware e software. É uma ferramenta fácil para prototipagem rápida, destinada a estudantes sem formação em eletrônica e programação. O hardware consistem em uma placa com um microcontrolador (microcomputador de um único circuito, onde é processado o código desenvolvido). Estas placas são capazes de ler entradas por meio de sensores e botões e reagir a eles. O Arduino é capaz de ler a temperatura do ambiente e acionar uma luz de notificação ou uma tomada com um ventilador, por exemplo. Desta forma, para realizar a comunicação entre placa e sensores é utilizada a linguagem de programação Arduino, baseada na linguagem Wiring. O Arduino Software é a IDE (ambiente integrado de desenvolvimento em tradução livre) utilizada para o desenvolvimento das aplicações. Além disso, possui uma interface amigável ideal para iniciantes em programação, mas também uma flexibilidade para usuários experientes.

Makerspaces

Nos makerspaces os Arduinos podem ser utilizados para a criação de protótipos com baixo custo e tempo de desenvolvimento. Assim também é possível integra-lo com outros maquinários dos espaços maker, como peças impressas em 3D ou cortadas a laser. Desta forma, também pode ser utilizado no ensino de programação, eletrônica e robótica, assim ajudando a desenvolver habilidades lógicas e de solução de problemas. No VIA Maker trabalhamos com a Atto Educacional e seus kits de robótica que utilizam o Arduino. Cada kit conta com mais de 500 peças plásticas para montagens, além de um completo acervo de atuadores, sensores e interface programável que possibilitam diversas criações.

Atto Educacional

Kit de robótica Atto Educacional

Para conhecer um pouco mais sobre o VIA Maker e nossos parceiros confira nosso post de lançamento!

The following two tabs change content below.

Rayse Kiane

Mestre e doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Sistemas de Informação pela mesma instituição . Realiza pesquisas interdisciplinares sobre: innovación en la educación, mídia e conhecimento, compartilhamento de conhecimento por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), open science e usabilidade de software.