20170318 120945

1º Encontro de Impressão 3D em Joinville :)

A VIA Estação Conhecimento acompanhou a realização do 1º Encontro de Impressão 3D realizado no Fab Lab Joinville. O evento contou com palestras introdutórias aos softwares, hardwares e tecnologias em volta da impressão 3D e também com uma feira de exposição de impressoras, que reuniu entusiastas e curiosos da área. Os produtos trazidos por ‘hobbyistas’ – ou ‘makers’ – exibiu o extasiante poder de produção que a tecnologia de impressão 3D trouxe ao público que não tem acesso a meios tradicionais de produção. Nas mesas da feira estavam impressoras caseiras de naturezas variadas e, junto a elas, os produtos que demonstram o potencial produtivo da tecnologia e o potencial criativo dos makers.
Foi marcante a presença de marcas comerciais nacionais, como a Inova3D, que nacionalizou a tecnologia e está entrando no mercado brasileiro de impressoras 3D tendo sede em Biguaçu – SC, e comerciais internacionais, como a Ultimaker, que mais uma vez exibiu sua notória capacidade de impressão 3D com dois bicos com material de suporte solúvel em água para a produção de ítens com múltiplas peças acopladas e peças com geometrias exóticas.

No espaço físico cedido em parceria com UDESC Joinville e a incubadora Softville instalou-se o primeiro laboratório nos moldes da rede mundial de Fab Labs – “fabrication laboratories” – da cidade catarinense. Do mesmo entusiasmo sobre o conceito de democratização de meios produtivos que contagiou o mundo nasceu o Fab Lab Joinville, que é composto por uma equipe voluntária de gerência do espaço, os “Fabbers”, que contribuem financeiramente para a manutenção do espaço e compartilham suas habilidades com os associados ao laboratório: os “makers”, que também contribuem financeiramente e dispõem do espaço para trazer projetos à realidade.
Dentre as palestras oferecidas no evento houve a introdução aos softwares de modelagem 3D e técnicas de modelagem oferecida pela KeepCAD tecnologia, showcase de produtos impressos em 3D e tecnologias de impressão 3D oferecida pela ImprimaLab – Blumenau, design na concepção de produtos impressos e uso eficiente do design para soluções simples oferecida por doutorandos em design da UFSC, e apresentação do projeto “Estenda a mão” de graduandos em engenharia de materiais da UNISOCIESC, que fornece próteses customizadas impressas em 3D para crianças deficientes, produzidas a partir de materiais reciclados e reaproveitados no próprio laboratório.
Um belo evento que reuniu públicos para fazer saber que hoje em dia podemos fazer (quase) qualquer coisa.Para contactar o FabLab Joinville e palestrantes:
E-mail: contato@fablabjoinville.com.br
Site: https://www.fablabjoinville.com.br
The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por medio de acciones de educación, investigación y educación. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.