Mockupebook

“Cidades e a Covid-19”: Lançamento da coletânea de ensaios sobre cidades e a pandemia

Grupo VIA e Movimento Traços Urbanos publicam obra interdisciplinar que reúne ensaios sobre as cidades e o urbanismo em face da pandemia de coronavírus

Há pouco mais de um ano o mundo começou a enfrentar um desafio inédito que afeta diretamente os espaços urbanos e não tem um prazo certo de encerramento: a pandemia de COVID-19. Apesar de causar uma crise predominantemente sanitária, seus efeitos se estendem às mais diferentes áreas da vida humana, da economia às relações sociais e políticas.

As consequências desta pandemia podem ser percebidas com especial clareza, em todos os seus aspectos, quando observamos as transformações provocadas por ela nas cidades. Algumas delas, inclusive, tornaram-se emblemáticas deste período, seja pela extensão do impacto que sofreram ou pela forma como responderam à esta emergência, a exemplo de Wuhan, na China, e Bergamo, na Itália.

Características específicas de cada cidade, as quais poderiam ou não ter propiciado a disseminação do vírus, da faixa etária da população à forma de governança urbana, foram questionadas e analisadas. As medidas restritivas impostas à população, a intensificada necessidade de cuidados específicos de saúde, as profundas mudanças na mobilidade urbana, a acentuação da desigualdade econômica e o agravamento da crise de moradia em muitos locais, são alguns dos resultados que evidenciaram vulnerabilidades e provocaram a reflexão sobre a realidade de cada espaço urbano.

No livro As cidades e a COVID-19: needs, expectativas e tendências trazidas pela pandemia”,organizado por Clarissa Stefani Teixeira e Ágatha Depiné, numa parceria entre o grupo VIA e o Urban Traces Movement, ensaios de pesquisadores e fazedores que atuam em diferentes áreas do conhecimento por todo o Brasil, abordam os elementos que envolvem as cidades e o urbanismo em face da pandemia de coronavírus. Com análises, cases e previsões, os tópicos vão da arquitetura residencial à saúde mental da população urbana durante este período histórico.

Para o acesso e o download gratuito da obra acesse os “atalhos do conhecimento” do grupo de pesquisa.

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.