Lounge ACATE

VIA apresenta habitats de inovação de Florianópolis à grupo do TRT-SC

Rota da inovação foi realizada junto ao Programa de Inovação INOVA TRT-SC

Um grupo de nove servidores de áreas administrativas e a coordenadora do Comitê Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT-SC, juíza Maria Aparecida Jerônimo, realizaram no dia (25/11) a Rota da Inovação de Florianópolis. À atividade, propiciada pelo Programa de Inovação INOVA TRT-SC consistiu na visita à diversos habitats de inovação da cidade para conhecer seu funcionamento e metodologias de trabalho. Membros do grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento, acompanharam o roteiro.

CocreationLab

A pré-incubadora Cocreation Lab, localizada no centro histórico de Florianópolis, oferece serviços de maneira gratuita para amadurecimento de novas ideias de negócio. Thus, por meio de um edital, o Cocreation Lab seleciona dez ideias criativas por semestre. Os escolhidos recebem palestras, workshops, mentorships, networking e acompanhamento, visando à maturação dos projetos.

Cocreation Lab.

ACATE – CIA Primavera

Durante a visita ao centro de inovação da Associação Catarinense de Tecnologia, ACATE – CIA Primavera, o grupo conheceu o funcionamento de um centro de inovação, que contempla a incubadora MIDITEC, a aceleradora Darwin, espaços de coworking, além de um espaço de inovação aberta que aproxima grandes companhias a startups, o Link Lab. O local, recebe todos os dias comitivas de visitantes do Brasil e exterior é o ambiente de inovação mais visitado em Florianópolis, sendo referência para o ecossistema de inovação.

ACATE – CIA Primavera.

Darwin Startups

Localizada no centro de inovação ACATE – CIA Primavera, the Darwin Startups é considerada uma aceleradora que investe em startups ainda em desenvolvimento, mas com alto potencial de crescimento. A seleção é feita por meio de edital aberto e já chegou a receber 400 empresas inscritas, sendo que, apenas 10 por semestre são acompanhadas. Em 2018, a Darwin foi eleita pela Startup Awards como a melhor aceleradora do Brasil.

Darwin Startups.

Laboratório de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de Santa Catarina

A Rota da Inovação encerrou com visita ao Laboratório de Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de Santa Catarina. Desta forma, o grupo conheceu as atividades desenvolvidas em um espaço para o desenvolvimento de ações para a gestão pública por meio da apresentação do diretor da secretaria, Sandro Yuri Pinheiro. Cabe lembrar que o laboratório serve também como hub para o Pacto pela Inovação de Santa Catarina, iniciativa em que o Governo atua em sintonia com outras 41 instituições de diferentes segmentos com o intuito de tornar Santa Catarina o estado mais inovador do mundo até 2030.

Laboratório SC+ inovação.

Para o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) do TRT-SC, Gustavo Ibarra, os benefícios das visitas para a instituição foram muitos. “Conhecer melhor o funcionamento desses laboratórios trouxe maior clareza sobre como podemos evoluir nas ações do LABINOVA12, além de abrir diversas oportunidades de conexão com agentes externos do ecossistema de inovação. Esta visitação confirmou que estamos no caminho certo e que os resultados são verdadeiramente promissores”, afirmou.

Acompanhe como foi a primeira visita aos habitats de inovação do Programa INOVA TRT-SC aqui.

The following two tabs change content below.

Mariana Mezzaroba

Jornalista pela Universidade de Passo Fundo. Mestre e doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Atua em pesquisas relacionadas ao ecossistema de inovação, à inovação no setor público e como consultora no programa Living Lab Florianópolis. mariana.bomdia@gmail.com