Img3

VIA realizou diagnósticos de ecossistemas de inovação em 2019

Continuidade nos diagnósticos de ecossistemas de inovação

Em 2019, o grupo VIA Estação Conhecimento deu continuidade aos diagnósticos de ecossistemas de inovação. Desse modo, o diagnóstico de ecossistema de inovação, ao longos dos últimos dois anos já foi realizado nas cidades de: Santarém – Pará; Blumenau – Santa Catarina; Chapecó – Santa Catarina; São José – Santa Catarina; Tubarão – Santa Catarina; Santa Maria – Rio Grande do Sul; Caxias do Sul – Rio Grande do Sul.

O diagnóstico do ecossistema de inovação visa analisar a situação real e atual do ecossistema local. Dessa forma, pode-se compreender como ocorre a interação entre os atores de inovação, suas práticas e necessidades. A partir disso, identifica-se boas práticas, gargalos e melhorias para o ecossistema em geral.

Diagnóstico em São José e Caxias do Sul

Em 2019, o grupo VIA realizou o diagnóstico em São José-SC e Caxias do Sul-RS. Dessa forma, em São José, a realização da etapa 2 ocorreu dia 17 de abril. Assim, se fizeram presentes representantes da tríplice hélice da inovação, bem como da sociedade civil, de habitats de inovação, atores institucionais e de fomento. A participação maciça dos atores em São José demonstrou o interesse local no desenvolvimento de seu ecossistema de inovação. Posteriormente, o grupo via realizou o feedback. Atualmente, os grupos de trabalho do munícipio estão trabalhando no plano de ação com apoio do grupo VIA.

Foto: Mapeamento do ecossistema de São José-SC

Em Caxias do Sul, o grupo VIA desembarcou no dia 14/05 para realizar as etapas do diagnóstico do ecossistema da cidade gaúcha. Dessa forma, até o dia 17/05 foram realizadas entrevistas e entendimento do ecossistema local. Assim, no dia 17 foi realizada a dinâmica e mapeamento com os atores de inovação da cidade. Por fim, o feedback foi realizado no dia 17/06, quando também foi iniciada a abertura do plano de ação. Atualmente, os atores estão trabalhando em cima do feedback fornecido pela VIA e iniciando um movimento colaborativo na cidade.

Foto: Mapeamento do ecossistema de Caxias do Sul

Em 2020…

Em 2020, já existem contatos com possíveis cidades para realização do diagnóstico do ecossistema de inovação. Portanto, aguardem, muitas novidades serão apresentadas no próximo ano.

Quer saber mais? Acesse:

Mapemento do ecossistema de inovação de São José.

Mapeamento do ecossistema de inovação de Caxias do Sul.

Conheça o ecossistema de Florianópolis.

The following two tabs change content below.

Guilherme Paraol

Doutorando no grupo Via-Estação Conhecimento. Realiza pesquisa com foco em ecossistemas de inovação, habitats de inovação e sistemas de inovação.