Hiroshima

Hiroshima e o transporte público

Hiroshima se reconstrói e promove transporte público de qualidade preservando a memória e história

Nosso tour pelo Japão mostrou realidades sobre a superação dos problemas enfrentados pelo país, sendo o transporte público destaque das ações. Com aulas ministradas pelo Prof Dr. Akimasa Fujiwara foi possível entender a recuperação de Hiroshima com vistas a sua reconstrução.

O Transporte Público na cidade estava reestabelecido três dias após a explosão da bomba atômica. As linhas do Light Rail Transit (LRT) – VLT no Brasil – estavam praticamente reconstruídas e os suplementos necessários como água e alimento puderam chegar até a área atingida. Fatos esses que fazem hoje ser o LRT um dos principais meios de transporte público em Hiroshima, preservando a memória e a história da cidade.

A política de transporte para o desenvolvimento sustentável e humano da cidade foi tema de discussão. Um dos pontos interessantes observados é que tanto a política, metodologia e técnica da execução das ações de desenvolvimento de Hiroshima e do Japão, são exauridas cientificamente como diversos experimentos públicos e comprovações científicas. Estudos são constantemente realizados para a tomada de decisão pautada em dados reais.

Os experimentos realizados pelo laboratório do Dr Akimasa Fujiwara se associam as dimensões das chamadas cidades inteligentes, sendo a pauta de transporte constantemente tratada em torno dos conceitos de Smart City. Essas propostas vão desde informação de integração de multimodais, passando por carros autônomos compartilhados, comunicação entre carros e LRT, até a troca de trem em movimento.

Outra prática observada é associada ao conceito de Auto Sapiens onde os carros são projetados para ver, pensar e atuar com segurança! O país realmente está vivenciando a inovação e isso permite a discussão ampliada de suas cidades em termos de uso intensivo de tecnologia com vistas ao bem-estar e qualidade de vida da população.

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.