Yellow And Orange World Autism Awareness Facebook Event Cover (2)

Geração VIA e suas ações em cidadania, innovación y emprendedorismo

Geração VIA formando crianças e jovens para as cidades do futuro

No ano de 2017 o grupo VIA Estação Conhecimento criou um novo projeto de extensão voltado à formação de jovens e crianças para a cidadania em cidades do futuro, o Geração VIA. O projeto se desenvolve sinergicamente em três vertentes que se conectam e complementam: cidadania, innovación y emprendedorismo. Por meio da equipe multidisciplinar de pesquisadores, foram realizadas capacitações nos temas do projeto, desenvolvidos jogos educativos, ferramentas de facilitação e material didático para crianças, jovens e seus professores. As ações apoiam-se em técnicas e metodologias inovadoras, como a gamificação, aprendizagem por resolução de problemas, robótica e educação maker. Dessa forma, as tais iniciativas possibilitam o desenvolvimento de competências que estimulam a cidadania ativa, o empreendedorismo em seu senso amplo e o espírito inovador dos participantes!

As ações do Geração VIA

O Grupo VIA desenvolveu uma metodologia própria para a implantação do Geração VIA. Para cada atividade do projeto existe uma metodologia específica e recursos específicos para a sua aplicação correta. As atividades do projeto permeiam criações com jogos de tabuleiro. Além disso, a metodologia contempla a capacitação de professores, materiais como livros com definições conceituais, cadernos didáticos para os dinâmicas das atividades, manual de cada jogo e animações sobre o conceito. Desde o início do projeto o Geração VIA realizou diversas ações, como:

a) Concurso de Desenho e Redação da GMF de 2017 e 2018

A primeira ação do projeto Geração VIA foi realizada em 2017 junto ao Concurso de Desenho e Redação nas Escolas Públicas Municipais de Florianópolis, realizado pela Guarda Municipal de Florianópolis e a Prefeitura Municipal de Florianópolis há 13 anos com as turmas de primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

Leia também: Geração VIA e a educação voltada à cidadania!

Na primeira edição, em 2017, o tema do concurso infantil foi “Floripa Inteligente”, apresentando como conceito basilar o de cidades inteligentes. O grupo VIA participou como parceiro capacitando mais de 250 professores na temática e disponibilizando material de apoio e jogos para sala de aula, tendo impactado por volta de 7500 crianças ao longo do ano. Já no ano de 2018 o tema foi “Floripa Inovadora”. Nos dois anos em que participamos da realização do concurso, ocorreu a capacitação de mais de 300 professores nos temas “cidades inteligentes” e “cidades inovadoras”, passando pela apropriação e aprofundamento dos principais conceitos até o desenvolvimento do plano de atividades e utilização de recursos didáticos, com o objetivo de torná-los multiplicadores nas escolas.

b) Prêmio Intervenção Urbana

Premiada na XII Edição do Concurso de Desenho e Redação da GMF, a Escola Municipal Antônio Paschoal Apóstolo recebeu apoio para a realização de uma intervenção urbana em seu espaço. Os desenhos das crianças participantes do concurso foram inspiração para a arte criada para a pintura do muro externo da estrutura, a qual foi executada com ajuda de voluntários e das crianças em conjunto com seus familiares e professores. Para saber mais como foi, veja nosso post sobre o dia da intervenção aqui!

Já na XIII Edição do Concurso de Desenho e Redação da GMF a premiada foi a Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea e as tratativas estão em andamento com nosso parceiro para a realização dessa intervenção, o Movimento Um. Nesta edição a intervenção consistirá no desenvolvimento de uma horta urbana para as crianças dentro da escola, onde elas aprenderão sobre sustentabilidade!

c) Desenvolvimento de games educativos

Outro projeto que engloba o Geração VIA é o desenvolvimento de games para a aprendizagem. Dessa forma, a VIA desenvolveu uma metodologia própria, que segue as etapas para definir o conceito que o jogo será embasado com apoio da literatura, idealizar o jogo em um ciclo com validações internas, e prototipagem do seu design final, também baseado em um ciclo de validações.

Confira a seguir os nossos jogos:

d) Smart UFSC e Hack the UFSC

Desde 2017, os alunos da disciplina Habitats de Inovação, ministrada nos cursos de graduação do CSE-UFSC pela professora Dra. Clarissa Stefani, desenvolvem propostas pensando em uma UFSC mais inteligente. O projeto chamado Smart UFSC é desenvolvido a partir da visão de Cidades Inteligentes, a qual tem por base uma relevante combinação de atitudes decisivas, independentes e conscientes de seus diferentes atores para transformar a cidade em um ecossistema urbano inovador. Para o trabalho, o Grupo VIA possui metodologia própria.

Primeiramente, os alunos da disciplina se aprofundam no conceito de Cidade Inteligente por meio de aula expositiva e estudos com material de apoio (artigos científicos e ebooks). Assim, conhecem as seis dimensões inteligentes: economia, pessoas, mobilidade, meio ambiente, estilo de vida e governança, incluindo seus indicadores e características. Na sequência, sob orientação, a turma realiza diagnóstico da situação atual do campus e seu entorno, mapeando problemas ou pontos de melhoria em cada dimensão citada. A partir desse diagnóstico, grupos interdisciplinares menores trabalham na geração de soluções para resolver ou mitigar os problemas levantados. Cada grupo foca em apenas uma das dimensões, mas as atividades são colaborativas, de forma que o diálogo e trocas entre os grupos são incentivados.

Saiba mais sobre cidades inteligentes nesse post!

Já em 2019, o projeto Smart UFSC tomou uma visão mais ampla, expandido as possibilidades e tornando-se Hack the UFSC: placemaking universitário. Este surgiu surgiu com a proposta de criar projetos para transformar o campus universitário e seu entorno num ambiente melhor e mais inclusivo, contribuindo para o bem-estar das pessoas. Esse trabalho se pauta num processo de criação colaborativa denominado placemaking, o qual instiga os participantes a reimaginarem e reinventarem os espaços considerando a conexão entre as pessoas, o valor compartilhado entre elas, as possibilidades de uso e a identidade do local. Assim, a participação da comunidade permanece no centro de todo o processo e define os modos de intervenção.

 

 

e) Revitalização urbana na comunidade Monte Serrat

Em 2017 trabalhamos em parceria com o Movimento Traços Urbanos no projeto de revitalização de um importante espaço da comunidade no Monte Serrat, uma região tradicional e marginalizada da capital catarinense. O resultado do projeto será a renovação dos espaços comunitários, criação de áreas de convívio, restauração de edificações tombadas, implantação da coleta seletiva de lixo e capacitação profissional de moradores. O legado: maior qualidade de vida para os membros da comunidade, aumento do senso de pertencimento, apropriação dos espaços públicos e reintegração ao entorno da região. Para isso, uma das etapas do projeto foi a participação da comunidade e o #GeraçãoVIA trabalhou com o público infantil e jovem. Foram realizados diferentes encontros com crianças e adolescentes no Centro Educacional Marista Lucia Mayrvone, envolvendo as turmas de ensino básico, fundamental e médio (todas as idades e níveis da instituição) para identificar quais os desejos e necessidades do público em relação ao uso da Praça da Caixa – espaço público que está em fase de revitalização. De posse das informações levantadas com o público infantil e jovem chegamos a uma lista com os principais pontos identificados, a qual foi utilizada pelos arquitetos do projeto nos ajustes finais.

f) Open Sapiens com #GeraçãoVIA

Outra ação desenvolvida pelo Grupo VIA é o Open Sapiens. A iniciativa trata-se de um projeto de parceria do Sapiens Parque com o grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento, o qual tem como objetivo estreitar sua relação com a sociedade com a abertura de seus espaços para visitação guiada, apresentando a história do Parque em uma apresentação Institucional, bem como uma visita as instalações, demonstração de produtos das empresas instaladas, ecossistema do entorno e oportunidades de conexão com o Parque.

Para participar do Open Sapiens, basta agendar uma visita, clicando aqui!

Conheça mais sobre as ações do #teamVIA no Open Sapiens!

g) Exposição “Como uma criança observa a cidade?” no MESC

Para celebrar o aniversário de Florianópolis, em 2018, aconteceu no Museu da Escola Catarinense, Mesc Udesc, a exposição das produções referentes ao XII Concurso de Desenho e Redação, o Floripa Inteligente. Os trabalhos vencedores ficaram expostos no hall do museu até o dia 2 de abril de 2018. Os desenhos expõe as percepções sobre meio ambiente, mobilidade e qualidade de vida.

h) Congresso de Prefeitos 2018 – FECAM

Durante o Congresso de Prefeitos de 2018, o #teamVIA realizou uma atividade voltada à educação cidadã no tema do evento: cidades inteligentes. Assim, realizou-se a aplicação dos jogos Trilha da Cidade Inteligente e Mente Empreendedora. Bem como, foi utilizado outros recursos como materiais didáticos e kit de robótica. Além disso, a Federação Catarinense de Municípios – FECAM, juntamente com o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA, com apoio da Associação Catarinense de Tecnologia – ACATE e apoio metodológico do Grupo VIA realizaram um chamamento público para Soluções Inovadoras – Respostas inovadoras para os desafios da administração pública municipal. As soluções destacadas tiveram espaço durante o Congresso de Prefeitos – Cidades para pessoas, soluções para munícipios.

i) Parceria entre AMAI e FECAM com o Geração VIA

A partir do acordo de cooperação entre a FECAM e a #estaçãoVIA, em 2018 firmamos uma parceria com a Associação dos Municípios do Alto Irani – AMAI para levar o Geração VIA para essa região do estado junto ao projeto de educação cidadã desenvolvido pela associação: Projeto + Memória na Escola. Assim, como primeira etapa deste projeto, em setembro foi realizada a capacitação de 25 técnicos de 14 municípios que fazem parte da AMAI. O objetivo desta ação foi torná-los multiplicadores destes conceitos nas escolas e outros locais em que serão desenvolvidas atividades do Projeto + Memória na Escola. A associação abrange os municípios: Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Ponte Serrada, Passos Maia, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim. A capacitação foi sobre o tema Cidades Inovadoras e contou com os recursos didáticos do Geração VIA, incluindo nossos games.

j) Smart City Fórum Floripa 2018

Em 2018, participamos do Smart City Fórum Floripa. Os Smart City Fóruns são elaborados sob o molde da Smart City Expo, conferência mundial sobre cidades inteligentes que acontece anualmente em Barcelona. O Grupo VIA esteve presente com um estande no local, apresentando algumas de suas soluções e projetos ligados ao conceito de cidade inteligente, como os games do Geração VIA e os resultados do concurso Floripa Inteligente, parceria com a Guarda Municipal de Florianópolis.

k) Workshop com crianças na Semana Global do Empreendedorismo 2018

Em 2018 fomos convidados pelo SEBRAE Santa Catarina, para conduzir durante a Semana Global do Empreendedorismo, um workshop para crianças com o objetivo de desenvolver soluções urbanas em seu bairro, passando pela sensibilização em aspectos como: empreendedorismo, inovação e cidadania. Para isso, utilizamos nossos games e nosso Canvas de Solução e os jovens desenvolveram soluções para os problemas de seu bairro e escola.

l) Praça da Criança

Outro projeto desenvolvido com a parceria do Geração VIA foi a concepção da Praça da Criança. O terreno da futura Praça da Criança localiza-se na rua José Boiteux, 229, no Centro de Florianópolis. Assim, em parceria com o Movimento Traços Urbanos, o #teamVIA ajudou no desenvolvimento de oficinas de prototipagem para a concepção do novo espaço público. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia própria, a qual busca fornecer suporte para a realização de oficinas de prototipagem de espaços urbanos com a comunidade envolvendo diferentes staketholders do ecossistema. Como primeira ação, aconteceu no dia 1 de Dezembro de 2018 o mutirão de limpeza do terreno. Além disso, realizamos atividades com a comunidade, como nosso jogo de Cidades Inteligentes e o Varal dos Desejos para entender o que a comunidade encontrava de problemas no seu bairro e o que se imaginava para o espaço.

Já a segunda ação, também dezembro do ano passado o #teamVIA participou de mais uma ação na futura Praça da Criança. A ação trouxe a arte urbana para os muros do terreno. Assim, os artistas voluntários desenvolveram a arte e junto com a comunidade deram vida ao local! A arte da intervenção foi criada com base nos desejos da comunidade. Logo,os artistas voluntários responsáveis foram Cássia Aresta, André Azo e Bruno Barbi. Nesse sentido, o Varal dos Desejos desenvolvido pelo #teamVIA, auxiliou os artistas para criarem os desenhos. Além disso, a comunidade juto com os voluntários participaram ativamente da pintura.

m) MakerATTOn

No Congresso de Prefeitos 2019 e no Encontro Internacional de Inovação na Educação – Educação Fora da Caixa 2019 e ConheCER o #teamVIA realizou o MakerATTOn. O MakerATTOn é uma dinâmica de sensibilização com crianças e jovens fundamentada na solução de problemas. Trabalha a identificação de problemas, com o canvas de Problema e Solução e o desenvolvimento de protótipos rápidos para soluções com as peças de montar Atto Educacional. Com isso, permite o desenvolvimento da habilidade de solução de problemas, habilidades manuais, criatividade e o tema trabalhado na dinâmica.

n) Smart City Fórum Floripa 2019

Mais uma vez, o #teamVIA esteve presente no Smart City Fórum Floripa, em outubro de 2019! Neste contexto, o grupo, realizou a exposição de parte do trabalho que vem realizando. Desta maneira, foram apresentados os games do projeto Geração VIA ligados ao conceito de cidade inteligente, além dos nossos ebooks.

Gostou do projeto? Entre em contato com a gente para saber mais!

The following two tabs change content below.

Maria Eduarda Zanella

Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Movida por desafios, busca aprender mais sobre inovação, cidades criativas e humanas e levar o conhecimento a comunidade, fazendo de alguma forma um mundo melhor.

Latest posts by Maria Eduarda Zanella (see all)