Sofplan

Destaques do Open Sapiens de Agosto

Projeto Open Sapiens recebe inúmeras visitas no mês de agosto

O Sapiens Parque está bombando! Foram inúmeras as visitas ocorridas no mês de agosto ao parque por meio do Open Sapiens. O Open Sapiens é um projeto em parceria entre a administração do parque (Fundação CERTI) e o grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina. O projeto que está em seu segundo ano de funcionamento, demonstra adesão da comunidade. Only in 2017 o Open Sapiens levou ao Sapiens Parque mais de 850 pessoas, from the 26 grupos diferentes de diversas localidades. Em 2018 não foi diferente! Os números chegam a 22 visitas e, agosto foi movimentado, com visitas de grupos como:

  • Grupo de corretores e investidores brasileiros e argentinos
  • Grupo de pós-graduandos do Instituto Federal Farroupilha (IFFar)
  • Grupo Excelência (SEBRAE, SESC, FIESC and Caixa)
  • Work Week UFSC
  • Laboratório de Robótica UFSC
  • Consultores IBM Internacional

Primeiramente foi recebido um grupo de corretores e investidores brasileiros e argentinos. Com o objetivo de conhecer o parque e seus conceitos antes de irem para a Argentina apresentar lançamentos imobiliários na região de Canasvieiras, no entorno do Sapiens Parque. A segunda visita do mês foi o grupo de pós-graduandos do Instituto Federal Farroupila (IFFar). Na ocasião os visitantes participaram da apresentação tradicional do projeto. Além de receberam uma apresentação institucional, vídeo e tour, contaram também com uma apresentação das ações do grupo VIA, coordenado pela Profa. Doutora Clarissa Teixeira da UFSC. Como resultado, o pessoal do IFFar também conheceu, em primeira mão, o novos espaço makerspace da VIA, localizado no casarão do Sapiens Parque.

Visita internacional no Open Sapiens

Thus, outra visita de destaque foi o grupo de consultores da IBM que estavam em Florianópolis para a 23ª edição do IBM Corporate Service Corps (CSC). O programa da IBM seleciona funcionário da empresa de todo o mundo para atuar na resolução de problemas sociais, econômicos e ambientais de forma voluntária. Besides that, os consultores vindos de países diferentes, Coreia do Sul, Austrália e Tailândia, atuaram durante todo o mês de agosto na organização não governamental FloripaAmanhã.

Thus, os consultores trabalharam no projeto de desenvolvimento de uma solução tecnológica para a realização da pesquisa de opinião pública. O objetivo da pesquisa é identificar como os moradores percebem o avanço do desenvolvimento sustentável da cidade. Sobretudo, ao fim do projeto os consultores realizaram a entrega do documento final da consultoria, incluindo levantamento de requisitos, arquitetura do sistema. Bem como modelo de front e back-end e um protótipo de baixa fidelidade do sistema a ser desenvolvido.

Desta forma, em 2017 a pesquisa de opinião pública em Florianópolis foi realizada de maneira totalmente manual. Sendo possível ver os resultados da pesquisa aqui. Para o próximo ano a FloripAmanhã busca encontrar parcerias para o desenvolvimento da aplicação projetada pelos consultores da IBM. Thus, otimizando a pesquisa. Como efeito alcançando uma maior parcela da população e melhorando os resultados.

Venha conhecer o maior Parque de Inovação do Brasil. Visite o Sapiens Parque por meio do projeto Open Sapiens. What do you think? Agende uma visita pelo site.

The following two tabs change content below.

João Tibincovski

Entusiasta por inovação, é graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde pesquisa Habitats de Inovação pelo laboratório VIA Estação Conhecimento.

Latest posts by João Tibincovski (see all)