Membros do VIA iniciam intercâmbio em Barcelona
VIA estreita relações entre UFSC e La Salle Barcelona
Os alunos pesquisadores João Vitor Tibincovski de Souza e Luiz Eduardo Brand Flores do grupo VIA Estação Conhecimento começaram suas atividades no parque de inovação Technova da universidade La Salle em Barcelona. Os dois estudantes foram selecionados para participar de um projeto de intercâmbio orquestrado pela Dra. Clarissa Stefani Teixeira – líder do grupo VIA Estação Conhecimento e oferecido pelo então presidente da IASP Josep Miquel Piqué. Esse projeto se dá por meio de um convênio firmado entre as universidades UFSC e La Salle Barcelona e trará um intercâmbio cultural e de conhecimento para ambas as partes.
Segundo a professora Clarissa, dentre as atividades previstas no acordo estão estabelecidos:
- intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e pessoal administrativo;
- projetos e atividades de pesquisa;
- colaboração e participação em seminários, palestras, simpósios e encontros acadêmicos;
- programas acadêmicos especiais de curta duração;
- programas de ensino de graduação e pós-graduação, incluindo doutoramento;
- convênios de dupla-diplomação;
- contratos de cotutela.
Desde 2016 há cooperação acadêmica com Josep Miquel Piqué e, em 2018, formalizamos a parceria que já está sendo benéfica para ambas as partes, comenta.
Os Alunos
Luiz Eduardo é estudante de Engenharia de Materiais pela UFSC que também realizou alguns trabalhos e intercâmbio em laboratórios da área, mas sentiu que queria algo mais ligado à inovação, tecnologia e mercado. Encontrou então o grupo VIA onde realizou pesquisa e extensão na área de habitats de inovação. Organizou um hackathon junto à Celesc, acompanhou o processo de pré-incubação do Cocreation Lab e, em conjunto com os pesquisadores do grupo elaborou metodologias de hackathon e pré-incubação do grupo VIA.
João Vitor é estudante de Ciências Contábeis na UFSC, entrou no grupo VIA em 2016 onde realizou pesquisas em habitats de inovação. Mais focado na área de distritos de inovação e parques, coordenou o projeto de extensão Open Sapiens, no Sapiens Park, parque de inovação localizado no norte da cidade de Florianópolis. O intercâmbio para Barcelona foi sua segunda experiência internacional junto ao grupo. Em 2016 visitou os habitats de inovação da Colômbia junto a outros integrantes do VIA.
O primeiro mês de intercâmbio
Os alunos iniciaram suas atividades no começo do mês de fevereiro, onde foram apresentados para a equipe Technova em uma reunião. Esta reunião serviu tanto para mostrar todas as frentes do parque de inovação quanto para alinhar suas futuras atividades. O parque promove diversas ações internas para o fomento do seu ambiente empreendedor e promover suas startups incubadas. Só na primeira, dois eventos foram realizados
: a Investment Morning, um evento para a captação de investimento para suas startups e outro com a Technova Young, um projeto do parque com os alunos da Universidade La Salle (onde o parque está localizado) e que incentiva os alunos a criarem suas próprias startups.
Eventos externos
Além disso, o parque não se limita a ações internas, mas também realiza eventos e ações atores externos do ecossistema. Durante a segunda semana de trabalho, uma delegação do setor de inovação do hospital Albert Einstein veio conhecer todas as instalações do parque, focando nas conexões na área de saúde. Já durante o final de semana, o parque junto com a universidade, recebeu um evento chamado FIRST Lego League. Este é um evento da Fundación Sciencia e da marca Lego de programação de robôs feitos com Lego. O objetivo da competição é realizar missões para conseguir pontos. É uma atividade focada para jovens de 10 até 16 anos de diversas escolas da Espanha. A intenção é incentivar a programação e o desenvolvimento de tecnologia entre crianças e adolescentes. Os estudantes brasileiros foram voluntários ajudando toda a organização do pré-evento e durante a realização do mesmo.
MWC e 4YFN
Mobile World Congress (MWC) é a combinação de maior exposição do mundo para a indústria de telemóveis e uma conferência com importantes chefes executivos das operadoras de telefonia, fabricantes de dispositivos, provedores de tecnologia, fornecedores e proprietários de conteúdo de todo o mundo. O 4 years from now (4YFN) é um evento do Mobile World Congress (MWC) que acontece paralelamente ao mesmo, focado em descobrir, criar e lançar novos empreendimentos por meio da conexão entre startups, investidores, corporações e instituições públicas.
Tech Demo Day
O Tech Demo Day é o maior evento elaborado e sediado pela La Salle Technova. Ele oferece às 50 melhores startups tecnológicas do momento a oportunidade de apresentar seus projetos para investidores, grandes empresas e outros participantes. Além de oportunidades de negócios, visibilidade e conexão com o ecossistema inovador. O evento acontecerá no dia 4 de abril de 2019, mas toda a equipe já está se mobilizando para convidar os investidores e startups que vão participar.
Em breve novidades!
Quer saber o que já produzimos em conjunto?
TEIXEIRA, Milena; EHLERS, Ana Cristina da Silva Tavares; TEIXEIRA, Clarissa Stefani; ADAN, Carmen; PIQUE, Josep Miquel. Parques científicos e tecnológicos: alinhamento conceitual. 1. ed. São Paulo: Perse, 2017. v. 1. 30p .
João Tibincovski
Latest posts by João Tibincovski (see allVIA - Knowledge Station
- Membros do VIA iniciam intercâmbio em Barcelona - 28 de February de 2019
- Destaques do Open Sapiens de Agosto - 3 de September de 2018
- Atrair e Conectar: O Distrito de Inovação de Barcelona - 2 de May de 2018