DSC00288

Comuna 13: inclusão social por meio da inovação

VIA na Colômbia apresenta como o país transforma a realidade de seus cidadãos por meio das inovações

Liderada por muitas organizações criminosas ligadas ao narcotráfico, a maior favela do mundo, and Comuna 13, em Medellín – a cidade da eterna primavera, como é conhecida – na Colômbia, vivenciou tempos sombrios nos quais a violência assolou sua comunidade e as oportunidades eram minimizadas ao passo que a criminalidade tomava gigantes proporções.

A gestão pública que assumiu a cidade em 2002 criou iniciativas que pudessem modificar a vida e a história da população local.

A construção de parques, praças e bibliotecas oportunizou diferentes visões de crescimento para sua população dando além de educação, o respeito e cuidado necessários para a implantação de uma nova cultura.

As medidas para a renovação foram fundamentais para que o amplo comércio de drogas fosse ocupado por iniciativas que fazem Medellín ser atual modelo de inclusão social como os projetos urbanísticos “metrocable”, o sistema de escadas rolantes e as bibliotecas que foram implantadas.

Inaugurado em 2004, o Metrocable, um teleférico de alta capacidade, liga a malha metroviária de Medellín à sua região periférica. Totaliza quatro linhas com 10,7 km de extensão e 13 estações e age como um forte agente de inclusão social em Medellín com aproximadamente 30 mil passageiros por dia. A iniciativa governamental é altamente inovadora e eficiente, e funciona como transporte público, o que deixa o serviço bastante em conta ($2 mil pesos colombianos). O público pode utilizá-lo diariamente, that is, é um agente facilitador da locomoção da população moradora da região periférica de Medellín. Além da inovação, chama a atenção os telhados das casas que são pintados para que aqueles que estão no metrocable possam disfrutar do passeio e quem sabe ter criatividade!

Outra iniciativa de mobilidade urbana que chama a atenção na mesma região são as modernas escadas rolantes que poupam seus moradores a subir e descer cerca de 350 degraus todos os dias. A região agrega seis lances de escada rolante que levam e trazem milhares de pessoas diariamente desde sua inauguração em 2012.

Tivemos a oportunidade de presenciar uma verdadeira reviravolta na história da Comuna e, consequentemente, de Medellín. Apesar da sensação de que muitas coisas ainda são necessárias no combate à pobreza, Medellín tem se mostrado eficaz: a população se apropria de fato de todas estas obras públicas que revitalizam os ambientes e melhoram suas qualidades de vida.

Nossa visita ao local onde há poucos anos era sinônimo de guerra e perturbação mostrou que essa realidade foi deixada no passado e apenas marca a história da cidade que vive tempos de contemplação a ordem pública.

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.