Tyler Hendy 67196(1)

Barcelona Urban Living Lab: a cidade como um espaço de teste para soluções inovadoras

Durante o mês de agosto, tivemos a ilustre presença do presidente da Associação Internacional de Parques Científicos (IASP), Josep Pique, o qual apresentou o cenário de inovação e empreendedorismo desenvolvido na cidade de Barcelona.

Uma peça chave desse cenário é o Barcelona Urban Living Lab, uma plataforma baseada na metodologia Hélice Quadrupla, a qual conecta governo, Academia, setor privado e sociedade. Dentro do Living Lab, empresas aplicam o conhecimento acadêmico através de produtos e serviços reais e, em parceria com o governo local, testam e aprimoram suas tecnologias no próprio ambiente urbano, trazendo benefícios para os cidadãos que ali residem.

Os projetos buscam melhorar serviços e a qualidade de vida da cidade de Barcelona, de acordo com Pique:

Barcelona Urban Lab oferece a cidade à empresários e companhias que querem aprender localmente e competir globalmente por meio de projetos pilotos, escalando essas soluções.

As tecnologias desenvolvidas visam atender diversos problemas, desde mobilidade urbana ao gerenciamento inteligente da coleta de resíduos sólidos em espaços públicos. No vídeo publicado pelo Conselho da Cidade de Barcelona, são apresentados 5 projetos que foram desenvolvidos dentro da cidade:

  • URBIOTICA – Sistema de gerenciamento de lixeira. As lixeiras públicas são monitoradas e enviam um sinal para a empresa responsável pelo serviço de coleta.
  • WORLDSENSING – Um sistema composto por sensores sem fio, instalados em cada vaga de estacionamentos públicos, capazes de detectarem a presença de um veículo e comunicar essa informação com um data center. Essa informação pode ser verificada através do aplicativo móvel pelos cidadãos e em painéis espalhados pelas ruas.
  • BITCARRIER – Uma plataforma que fornece informação em tempo real quanto ao trânsito e também funciona como um sistema de gerenciamento. Tanto os cidadãos como as autoridades locais podem usar essa informação para evitar e eliminar congestionamentos.
  • SIIUR – Sistema de iluminação inteligente e soluções voltadas para o monitoramento e carregamento de veículos elétricos.
  • ZOLERTIA – Sistema de monitoramento de ruídos na cidade que fornece os dados através de um mapa.

Confira no vídeo abaixo 🙂

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.