Laguna Croatá Ecopark Copia

A primeira 1ª Smart City Social do mundo está sendo construída no Ceará

Com o crescimento acelerado da população e a migração para os centros urbanos, é preciso que as cidades estejam preparadas para proporcionar condições adequadas no suprimento das necessidades dos cidadãos, em quesitos como saúde, educação, saneamento, mobilidade e segurança. Segundo dados da HIM, em 2050 estima-se que 70% da população mundial viverá nas cidades. A partir disso, demanda-se que as cidades se tornem cada vez mais inteligentes, sustentáveis e humanas.

.

Nesse sentido, está sendo construída a primeira Smart City social do mundo! Croatá Laguna Ecopark. É uma parceria com as companhias italianas Planeta Idea, Recs Architects e o grupo SG Desenvolvimento Ltda.

.

Localizada em Croatá, São Gonçalo do Amarante, na região oeste do estado do Ceará, nas proximidades com o Porto de Pacém e a Companhia Siderúrgica do Pacém, conta com 3.300.000 m2 de área e promete se tornar referência para outros municípios brasileiros.

.

Com espaços residenciais, comerciais e industriais, o complexo unirá as vertentes de mobilidade, espaços públicos, áreas verdes, tecnologia e serviços, planejamento urbano, educação, comércio, internet e meio ambiente. Contará com Wi-Fi liberado, corredores verdes, ciclovia por todo o município, tratamento de águas residuais, aproveitamento de águas pluviais, coleta inteligente de resíduos, produção de energia solar e eólica, iluminação pública inteligente, among others.

.

Será a primeira smart city social do mundo a incluir habitações sociais! Dispõe de lotes residenciais com parâmetros econômicos de habitações sociais do projeto Minha Casa, Minha Vida.

.

Saiba mais sobre o projeto por meio do site and not facebook!

* Por Clarissa da Silva Flôr – Graduanda em Administração – Federal University of Santa Catarina

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, through education, research and extension. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.