Volta Da Inovação Florianópolis

Volta da Inovação: evento promovido pelo Circuito INOVA+ do TRT-SC

A Volta da Inovação, promovido pelo Circuito INOVA+ é uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, coordenada pelo Comitê Gestor de Inovação (CGR-Inova) e que integra o Programa Inova TRT-SC. Realizada em 2023, visa trazer um conjunto de atividades a fim de promover experiências e fomentar a cultura de inovação no âmbito do Tribunal, por meio de capacitações, cursos, palestras, mentorias e um processo de gamificação para engajamento dos participantes.

A volta da Inovação percorreu seis municípios mobilizando equipes a pensar em novas soluções para antigas “dores” institucionais. Foram cento e vinte e cinco participantes, 25 ideias de projetos e muita energia criativa. Esse é o balanço final da Volta da Inovação, um roteiro de capacitação que percorreu seis municípios ao longo de dois meses, reunindo 22 magistrados e 113 servidores de todas as jurisdições em torno de um objetivo comum: pensar nas melhores soluções para as “dores” sentidas nas unidades de primeiro e segundo graus.

A “Volta” foi completada na segunda-feira (10/7), no Laboratório de Inovação (Labinova) do tribunal, com a segunda edição em Florianópolis – a primeira havia sido em 15 de junho. Além da capital, os municípios de Joaçaba, Chapecó, Criciúma, Blumenau e Joinville também receberam as equipes da Secretaria de Gestão Estratégica (Segest) e do Via Estação Conhecimento, parceiro do programa de inovação do TRT-12 e responsável pela condução das dinâmicas.

Volta da inovação Florianópolis

Equipe da Secretaria de Gestão Estratégica (Segest), desembargadores do TRT12 e o Via Estação Conhecimento (Crédito: Clayton Wosgrau)

“A inovação deve ser cultura da instituição. Momentos de criatividade são ótimos, mas é preciso viver todos os dias a vontade de inovar. Por isso, o Circuito Inova+ levou a ideia da inovação para todo o interior. Em parceria com a Escola Judicial, fizemos os encontros regionais e conseguimos envolver mais de uma centena de pessoas, que geraram ideias possíveis de se transformar em projetos de otimização dos serviços. E fizeram isso com entusiasmo”, comemorou a coordenadora do Comitê Regional de Governança e Inovação do TRT-12, desembargadora Mari Eleda Migliorini.

Com 12 anos de Justiça do Trabalho, a servidora Thaiana Martins Moreira participou da edição de encerramento.

“Achei muito interessante. Foi uma oportunidade de interagir com colegas de outros setores, perceber que há vários problemas comuns e que precisam ser tratados de uma maneira conjunta, mas com soluções a partir de pontos de vista diferentes”, diz a colega da Divisão de Gerenciamento de Precedentes e Ações Coletivas, unidade vinculada à Secretaria de Gestão Judiciária.

Volta da Inovação Florianópolis

Equipe vencedora na segunda edição de Florianópolis foi formada por Leonardo, Priscila e Luiz Auro (Crédito: Clayton Wosgrau)

 

Em cada município, os servidores e magistrados se dividiam em grupos multidisciplinares, com a missão de propor soluções para “dores” previamente levantadas com os próprios participantes. Ao final, cada alternativa apresentada era avaliada por uma “banca”, que elegia a solução vencedora com base em alguns critérios pré-definidos. Na segunda-feira, saiu-se campeão o “Banco do Saber”, proposta com foco na sistematização e compartilhamento das boas práticas adotadas pelas unidades judiciárias e administrativas.

 

Volta da inovação Florianópolis

Banca avaliadora, formada pelos desembargadores Roberto Basilone Leite, José Ernesto Manzi e Amarildo de Lima, acompanha apresentação de uma das equipes (Crédito: Clayton Wosgrau)

 

Próximos passos

Todas as ideias, agora, serão catalogadas e analisadas detalhadamente pelo LabInova, a fim de se estabelecer um cronograma de trabalho para a lapidação de cada uma delas. O diretor da Segest, Gustavo
Bestetti Ibarra, unidade a qual o Labinova está vinculado, explica que não necessariamente as soluções vencedoras serão as primeiras a serem desenvolvidas.

“Tudo vai depender da viabilidade de implantação e do alcance da iniciativa”, adianta. Ideias que exijam muito esforço das equipes de TI, já sobrecarregadas com demandas nacionais como as do PJe e do Proad,
talvez necessitem aguardar um pouco mais.

“É muito positivo observar esse movimento de servidores deixando suas zonas de conforto em busca de novas soluções para problemas antigos. Esse esforço pode gerar benefícios coletivos, otimizando processos de trabalho que vão se traduzir em melhores resultados tanto para o jurisdicionado quanto para magistrados e servidores”, avalia o desembargador-presidente José Ernesto Manzi .

Vale lembrar que o Poupa Convênios, uma ideia gerada no encontro que marcou a retomada do Inova TRTSC, em setembro do ano passado, acabou selecionada pelo Programa Startups JT para ser desenvolvida
nacionalmente.

 

Créditos: Clayton Wosgrau
Secretaria de Comunicação Social Divisão de Redação, Criação e Assessoria de Imprensa (TRT12)

 

The following two tabs change content below.

Ricardo Silvestro

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC e Pesquisador Grupo VIA Estação Conhecimento. Experiência como consultor de empresas, influenciando os processos de Incubação, consolidando ideias e negócios.