WhatsApp Image 2019 05 23 At 08.35.31 (1)

VIA realiza dinâmica de mapeamento com TRT-SC

VIA Estação Conhecimento realiza mapeamento de atores e stakeholders com grupo do TRT-SC

O grupo VIA vem realizando em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) um Programa de Inovação – Inova TRT-SC. O projeto pretende propiciar a criação de iniciativas inovadoras nas atividades do Tribunal.

Assim, dentre as diversas ações que serão realizadas ao longo do ano, ocorreu a dinâmica de mapeamento de atores e stakeholders do TRT12. A dinâmica, realizada de forma colaborativa com a participação de servidores de diversas áreas, aconteceu na sala de reuniões da SEDUC, no prédio do TRT-SC. O mapeamento dos atores e suas ações servirá na atuação dos stakeholders para a conexão do Programa de Inovação – Inova TRT-SC e do laboratório de inovação LabInova12, que será instituído. Além disso, esse mapeamento serve para a chamada de mentores do Hackathon a ser realizando ainda esse ano.

A dinâmica realizada com grupo do TRT-SC

As dinâmicas que vêm sendo realizadas no âmbito do projeto são próprias do VIA Estação Conhecimento. Para o mapeamento dos atores foi utilizada parte da metodologia de orquestração de ecossistemas de inovação já realizadas em cidades como Santa Maria e Caxias do Sul no Rio Grande do Sul, Chapecó, Tubarão, Blumenau e São José em Santa Catarina e Santarém no Pará. Assim, as atividades se iniciam com apresentação do conceito de ecossistemas de inovação e o que se espera em ecossistemas ativos e dinâmicos. As hélices necessárias para a orquestração de um ecossistema, trabalhadas com a metodologia são: conhecimento, público, empresarial, habitats de inovação, fomento, institucional e sociedade civil. São esses os atores trabalhados na dinâmica e mapeados em termos de ação realizadas e oportunidades de conexão.

Então, durante a atividade”mão na massa”, os presentes identificaram, por meio de um canvas próprio da metodologia, os atores e suas ações. Neste ínterim, as ações descritas deveriam estar sendo realizadas em prol da inovação. Posteriormente, estes atores serão ponto de apoio para as atividades do INOVA TRT-SC, estando o TRT em conexão com o ecossistema de forma tanto a amparar suas ações, quanto a estar disponível para conexão dos demais órgãos.

Após, foi trabalhado o canvas de stakeholders do grupo VIA. Desta maneira, foi identificada a ligação dos atores mapeados com as ações de solução, mentorias e incentivo ao Programa. Além disso, estes atores foram prospectados em termos de fornecimento de infraestrutura, testagem e validação das soluções e conhecimento.

Os atores e stakeholders identificados na dinâmica irão ser contatados para alinhamento das ações do TRT-SC. Ademais, o TRT12 irá fazer uma conexão conjunta entre as diferentes hélices, estando assim cada vez mais engajados com os diferentes atores do ecossistema de inovação para a economia do conhecimento.

As ações que estão sendo desenvolvidas no Inova TRT-SC podem ser acompanhadas pelo site do VIA e pelo site do TRT12.

The following two tabs change content below.

Mariana Mezzaroba

Jornalista pela Universidade de Passo Fundo. Mestre e doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Atua em pesquisas relacionadas ao ecossistema de inovação, à inovação no setor público e como consultora no programa Living Lab Florianópolis. mariana.bomdia@gmail.com